Resenha crítica do livro introdução a economia

Páginas: 28 (6812 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS
Curso Técnico em Administração

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
INTRODUÇÃO A ECONOMIA


Mariza Moreira da Silva Onnis

ARAÇUAÍ
2012
Mariza Moreira da Silva Onnis

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Resenha Crítica apresentada ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, como pré-requisito para a conclusão da disciplina Economia,ministrada pela Prof. MSc ou Dr. Franco, no curso Técnico em Administração, do segundo semestre de 2012.

Área de Concentração: Economia Política

ARAÇUAÍ
2012

Agradecimentos

Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a minha Irmã Maria Aparecida MoreiraLima, que na sua jornada de 09 horas de trabalho na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e inúmeras atividades e provas do Curso Bacharelado em Administração Pública - UFLA-MG teve paciência em me apoiar a elaborar algo tão diferente do meu conhecimento, e usando as palavras adequadas que um gestor deve abranger.

INTRODUÇÃO A ECONOMIA
São Paulo: Atlas, 2008.

CREDENCIAIS DO AUTOR| Adelphino Teixeira da Silva é um Contabilista, Economista e Técnico de administração, que atua como professor, a vários anos nas áreas de disciplinas profissionalizantes, de acordo com sua formação técnica. Publicou além de “Introdução à Economia”, outro livro “Administração à Economia”.RESUMO DA OBRA |

Esta resenha foi desenvolvida com o intuito de dinamizar a Economia, explorando aomáximo seus conteúdos. Tendo em vista a amplitude do tema, que se faz essencial para o crescimento do país.
A obra estudada está dividida em sete parte, e estas subdivididas em 24 capítulos, sendo ela referência de conceitos, definições e história tanto para estudiosos e quanto para pessoas da sociedade em geral.
No primeiro capítulo, “Nome, definição e objeto da Economia”, o autor aborda asdefinições da economia. O termo Economia foi usado até o ano de 1615, quando se passou a usar “economia política”.
A definição etimológica de Economia indica uma coisa – a administração da casa -, porém seu estudo visa a outra completamente diferente: as relações humanas denominadas econômicas.
A expressão economia tem origem na palavra grega oikos, que significa casa, fortuna, riqueza, e na palavra nomosque quer dizer lei, regra ou administração, enquanto o adjetivo política vem do latim, representado pela politicus que significa cidade, país ou nação (Estado).
O autor declara como definição real de Economia, como sendo uma ciência que estuda as relações humanas denominadas econômicas, avaliáveis em moedas e tendo por fim um consumo. Segundo o mesmo a Economia deve ser considerada como ciência,porque forma um sistema lógico de conhecimentos sobre seu objeto, que abrange certos aspectos de nossa atividade.
As relações econômicas são avaliados em moedas ou dinheiro, e a causa final da ação econômica do homem é o consumo dos bens e serviços geralmente produzidos com os recursos escassos. Todavia, nem toda atividade humana deve ser considerada econômica, somente ações econômicaspraticadas, cujos atos ou efeitos podem ser avaliados ou quantificados interessam à Economia.
Enfim, o objeto ou o estudo da Economia é a atividade humana denominada econômica e dirigida no sentido de escolher, entre várias alternativas, o que fazer com os recursos disponíveis no mundo.
No segundo capítulo, “Divisão da Economia”, o autor descreve a formas de divisão da Economia. Alguns autores acreditamque a divisão clássica é apenas de três partes: produção, repartição e o consumo. Mas a divisão moderna nos dá a Economia em três partes estudadas adiante.
Teoria Econômica que compreende o comportamento da realidade. Os conhecimentos da realidade possibilitam nortear ou estabelecer as normas da política econômica de um país. A teoria econômica se classifica em microeconomia, resumidamente o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica Introdução à Economia
  • Resenha do livro introdução a economia
  • Resenha do capítulo 4 do livro Introdução à Economia: uma abordagem crítica, CANO, Wilson
  • Fichamento do livro "Economia Política, uma introdução crítica."
  • Resenha crítica do livro introdução ao dautonismo jurídico
  • Resenha crítica do livro introdução ao dautonismo jurídico
  • Resenha do Livro
  • Resenha crítica do livro introdução ao dautonismo jurídico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!