Resenha crítica do filme “o ponto de mutação”

Páginas: 5 (1164 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
RESENHA CRÍTICA DO FILME “O PONTO DE MUTAÇÃO”
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Bibliográfica – BIB03306
Nome: Gilberto Cavalheiro Vieira
Referência:
COHEN, A.A.J.; CAPRA, B.A. O Ponto de mutação. [Filme-vídeo]. Produção de Adrianna AJ Cohen, direção de Bernt Amadeus Capra. Distribuído por Cannes Home Vídeo. 1990. Vídeo, 126 min. color. son.Resenha:
O filme “O Ponto de Mutação” (1990) baseia-se na obra homônima de Fritjof Capra, de 1982. Capra nasceu na Áustria em 1939, físico renomado, é Doutor na Universidade de Viena. O filme é dirigido por seu irmão, Bernt Capra e tem como autores principais do enredo Liv Ullmann, Saw Waterston e John Heard.
O cenário onde o filme transcorre é a ilha de Mont Saint Michel, na França. Ao longo dos126 minutos do filme as personagens Sonia Hoffman (interpretado por Liv Ullmann), Jack Edwards (interpretado por Sam Waterston) e poeta Thomas Harriman (interpretado por John Heard) apresentam-nos a problemática do atual paradigma científico, que permeia as relações político-econômicas de nossa sociedade: o paradigma newtoniano-cartesiano.
O encontro dos personagens se dá de maneira quase casual. OSenador Jack Edwards, após sofrer uma derrota na disputa presidencial, entra em contato com seu amigo, o poeta Thomas Harriman, para conversarem e trocarem algumas ideias. Thomas Harriman é um poeta, que por muito tempo fez redações de discursos políticos, porém, vivenciando a angústia na busca pelo sentido da vida procurou se afastar de todo o enredo político em que vivia. Já a personagem de LivUllmann - Sonia Hoffman - é uma cientista que alçou posto de destaque como física de seu país. Trabalhando na área da física quântica, vê-se apunhalada pelo sistema ao testemunhar o uso dos conhecimentos resultantes de seu trabalho para fins militares.
Em um único dia, a partir do encontro das três personagens, desenrolam-se diálogos significativos e reflexivos da história do pensamento humano.Newton, Descartes, Einstein, biologia, evolução, ecologia, física quântica, poesia e política são temas que entrelaçam um pano de fundo denso das reais necessidades de uma autocrítica do pensamento atual da humanidade.
Ao longo do dia, a partir das mais diversas questões, os personagens buscam refletir a respeito de uma nova visão de mundo, onde tudo está interconectado, onde está estabelecidauma relação de tudo com o todo. Esse novo paradigma urge sobre o comportamento da realidade humanidade atual. Não há mais espaço e tempo para que as relações interpessoais e as relações humanas com a natureza continuem sendo conduzidas de maneira individualista (utilitarista) e fragmentária. As reflexões dos personagens reproduzem as problemáticas a serem discutidas e o paradigmareducionista/mecanicista – o cartesianismo – a ser vencido por novos paradigmas que inclua o todo de maneira sistêmica na realidade humana.
No livro “O Ponto de Mutação”, Capra apresenta a necessidade de trabalharmos com uma nova visão da natureza. Na Biologia surge a ideia de “Biologia Sistêmica”, que coloca os organismos não mais como unidades independentes do meio onde vivem, mas como partes integradoras einteragentes do ambiente em que estão inseridos. Essa visão trás consigo um novo paradigma nas relações dos organismos na natureza: a visão sistêmica. Capra apresenta sua proposta de maneira clara, sem ser eloqüente. Os diálogos tecidos pelos personagens do filme refletem diretamente o quanto a humanidade precisa lançar um olhar diferenciado para as inúmeras relações existentes entre os organismosvivos e o ambiente em que vivem, sem fragmentar as partes componentes.
O discurso do filme apresenta a necessidade urgente de renovar as relações sociais, políticas e econômicas. O velho paradigma cartesiano incutido na sociedade deve ser colocado de lado, à medida que a ciência apresenta a todos a inexatidão dos fatos, a imprecisão da matéria, as incertezas do mundo quântico. Trabalhar com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Critica do Filme "PONTO DE MUTAÇÃO"
  • Resenha crítica
  • resenha crítica: O ponto de mutação
  • Resenha do filme ponto de mutação
  • Resenha do filme "Ponto de mutação"
  • Resenha do filme “o ponto de mutação”
  • Resenha do filme "ponto de mutação"
  • Resenha do filme O ponto de mutação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!