Resenha Crítica Do Filme Intocáveis

Páginas: 32 (7904 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
 EXAME NEUROLÓGICO
Foi dado início a aula de semiologia no laboratório da Facid. Primeiramente foi visto uma filmagem, com o tema de exame neurológico explicando superficialmente as fases do exame neurológico.
Segundo Solange Diccini e Iveth Whitaker, o objetivo da avaliação neurológica conduzida pelo enfermeiro caracteriza-se por estabelecer o exame neurológico inicial na admissão dopaciente, identificar disfunções presentes no sistema nervoso, determinar os efeitos dessas disfunções na vida diária do mesmo e detectar situações de risco de vida. A frequência da realização desse exame dependerá das condições de admissão e da estabilidade do paciente. Deve também observar os aspectos da propedêutica neurológica serão abordados: a avaliação do nível de consciência, das pupilas, da forçamotora, da função sensitiva, da função cerebelar e dos nervos cranianos.
Avaliação do Nível de Consciência
Consciência
É a capacidade do individuo de reagir quando está em perigo ou de satisfazer suas necessidades biológicas e psicossociais. A consciência é o indicador mais sensível a disfunção ou insuficiência cerebral. Ela é didaticamente dividido em dois componentes: o despertar e oconteúdo de consciência.
Despertar: é o estado de vigília apresentado pelo indivíduo, é a capacidade de abrir os olhos, de estar acordado. É regulado pelo sistema reticular ativador ascendente.
Conteúdo de Consciência: é a somatória das funções mentais cerebrais, isto é, das funções cognitivas e afetivas do indivíduo, estar ciente e perceber as coisas em relação ao meio externo. As lesões no córtexcerebral podem ocasionar distúrbios específico do conteúdo da consciência, tais como afagia, agnosia, apraxia.
Perceptividade: relacionada à função cortical, é avaliada através da análise das respostas que envolvem mecanismos de aprendizagem, que requerem certo grau de integração cortical.
Reatividade: ela está relacionada ao tronco cerebral; portanto, as respostas são reflexos, o que não inclui acondição de estar ciente. A reatividade pode ser: inespecífica, à dor, vegetativa.
Estímulos Auditivos e Táteis
No estímulo auditivo, começa-se pelo tom de voz normal. Obtendo resposta verbal do paciente, a enfermeira deve avaliar o nível de orientação, bem como a função cognitiva. Se não obter resposta, o enfermeiro deve utilizar a voz alta ou algum barulho produzido pelo bater das mãos ou oestalar dos dedos. Em caso de resposta verbal, avaliar orientação e cognição.
Se o paciente não apresentar resposta ao estímulo auditivo, deve-se tentar o estímulo tátil. Inicia-se com um leve toque sobre o braço do paciente, chamando-o pelo nome. Se não ocorrer resposta, o estímulo doloroso deve ser aplicado. A aplicação do estímulo deve ser preferencialmente no leito ungueal, esternal, notrapézio, na supra orbital.
A resposta observada após aplicação do estímulo doloroso é do tipo motora. As respostas podem ser apropriadas, inapropriadas ou ausentes. A apropriada é quando o paciente retira o membro após o estimulo, indicando integridade de vias sensitivas. As inapropriadas dependendo do nível da lesão (decorticação e descerebração) e indicam reações primitivas.
A decorticação éindicativa de lesões nos hemisférios cerebrais ou cápsula interna, que interrompem a via corticoespinhal.
A descerebração relaciona-se as lesões diencéfalo-mesencefálicas, estruturas do troco cerebral. A ausência da resposta motora pode significar uma lesão, atingindo a porção inferior do tronco encefálico ou depressão intensa, causada por substâncias tóxicas ou drogas sedativas.
Níveis de Consciência
Aavaliação tanto da função e do dano cerebral, quanto da evolução do nível de consciência é feita com base em três indicadores: abertura ocular (AO), melhor resposta verbal (MRV), melhor resposta motora (MRM).
Avaliação Pupilar: durante a avaliação das pupilas, devem ser observados e anotados o diâmetro, a forma e a reação à luz. O diâmetro pupilar é mantido pelo sistema nervoso autônomo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica do Filme Intocáveis
  • Critica do filme Os Intocaveis
  • resenha filme intocaveis
  • Resenha filme intocáveis
  • resenha do filme intocaveis
  • Resenha sobre o filme “Intocável”
  • Resenha filme intocáveis
  • Resenha do filme "Intocáveis"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!