Resenha Crítica do filme Alexandria

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
Relatório do filme Alexandria apresentado na aula de Sociologia Jurídica incluindo 2 fatos sociais.
O filme Alexandria ocorre entre os anos de 355 e 415 d.C no Egito. Naquela época onde asmulheres não tinham sua independência havia Hipátia uma professora e filósofa que viria a ser a única personagem feminina na trama.
Diante dos vários momentos do filme a religiosidade foi a que mais sedestacou, de um lado os que eram Cristãos e Judeus onde acreditavam apenas em um Deus relacionado aos ensinamentos bíblicos, e do outro os Pagãos que eram Greco Romanos e acreditavam em vários Deusesrelacionando a adoração as estátuas. De acordo com o pensamento teológico essas duas relações geravam diversos conflitos presentes como na invasão dos Pagãos à biblioteca de Alexandria onde muitasescrituras da literatura grega que eram consideradas importantes para eles foram destruídas assim como as estátuas entre outras propriedades. De acordo com o pensamento metafísico entra em conjunto a própriaHipátia, na época a filosofia era o berço do conhecimento e em suas aulas havia relação mútua com infinitas verdades, sobre a relatividade das coisas. E também de acordo com o pensamento PositivoRacional havia a discussão científica sobre o movimento da terra em torno do sol, dentro da objetividade de uma análise sociológica.
Desde o início do filme houveram dois fatos sociais que chamaramatenção, assim como Emilé Durkein defendia a coercitividade que significa que os indivíduos são obrigados a seguir aquele costume geral de uma norma estabelecida, dentro do filme havia o fato dos nobresterem seus próprios servos ou seja era cabível que fosse daquela maneira, mesmo sendo inferiores eles não tinham o direito de opinar ou de desobedecer porque a época já exigia aquele comportamento, umadiferença de classes que mesmo uma forma distinta mas que até hoje está presente no nosso meio. E o segundo fato social e também defendido por Emilé Durkein é a generalidade que significa uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA CRITICA FILME ALEXANDRIA
  • Critica do filme alexandria
  • Resenha do filme alexandria
  • Resenha filme alexandria
  • Resenha Crítica
  • Resenha do filme alexandria
  • Resenha do Filme Alexandria
  • Resenha do filme alexandria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!