Resenha crítica do capítulo Evolução histórica do conceito de desenvolvimento, do livro Comércio e Desenvolvimento

Páginas: 8 (1832 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
Teoria do Desenvolvimento I (curso Gestão Pública-UFRB)
Prof. Jorge
Aluno: Edvaldo Varjão

Resenha Crítica do capítulo “Evolução histórica do conceito de desenvolvimento” do livro “Comércio e Desenvolvimento”

Autor(es): Mônica Teresa Costa Sousa Cherem e Roberto Di Sena Júnior
Título (subtítulo): Comércio Internacional e Desenvolvimento: uma perspectiva brasileira.
Imprensa (localda edição, editora, data) São Paulo, Editora Saraiva, 2004

Mônica Teresa Costa Sousa Cherem - Mestre em Direito (Relações Internacionais) pela UFSC. Professora de Direito Internacional Público na UNIVALI. E-mail: monica@projuris.com.br. Possui diversos artigos publicados focando Direito Internacional, Direito Ambiental e Desenvolvimento, destacando aspectos econômicos e comerciais nas relaçõesinternacionais.

Roberto Di Sena Júnior – Bacharel em Direito (UFRN); Mestre em Direito e Relações Internacionais (CPGD/UFSC); Professor de Direito Internacional (UNIVALI/SC); Endereço eletrônico: disenajr@hotmail.com. Autor de diversos artigos e do livro “Comercio Internacional & Globalização” A Cláusula Social na OMC (Organização Mundial do Comércio).


O livro abordatemas relacionados à problemática do "comércio e desenvolvimento", dando especial enfoque ao caso brasileiro. Debate também, de forma crítica e objetiva, não apenas os temas-chave, como os inúmeros estudos produzidos em defesa de uma maior integração do Brasil à economia mundial, o potencial da economia brasileira, a limitada participação dos produtos nacionais nas exportações mundiais, asbarreiras tarifárias e não-tarifárias, como também as teorias econômicas ligadas ao assunto - muitas das quais se limitam a listar os benefícios do livre comércio ou a demonstrar que mais comércio é melhor que menos comércio. O capítulo em estudo, que é o primeiro do livro, trata da “evolução histórica do conceito de desenvolvimento”, e denota a preocupação com o desenvolvimento desde o século XVIII e asua importância. O capítulo encontra-se dividido em três partes. A primeira busca ilustrar as origens da questão do desenvolvimento, com o intuito de situar o pano de fundo em que se deu a evolução do tema. A segunda parte dedica-se a traçar a evolução teórica do conceito de desenvolvimento e a analisar de que forma cada um dos autores citados encarava esse conceito e a terceira parte é dedicada adois dos principais autores sobre desenvolvimento da atualidade, Douglass C. North e Amartya Sen.

Parte 1. Origens do conceito de desenvolvimento: além de Adams Smith, que foi o primeiro a tocar diretamente no assunto, diversos autores passaram a questionar as causas do desenvolvimento e o que uma nação precisava para prosperar. Após a segunda guerra mundial, e no âmbito da CEPAL (criada pelaONU) com o objetivo de estudar como promover o crescimento da região. Após esse período, já na década de 90, onde a globalização econômica já se acentuava, o crescimento econômico alcança índices nada vistos em uma geração, principalmente no leste asiático.
Debates sobre desenvolvimento econômico voltaram à tona porque acreditava-se que a globalização traria prosperidade para o mundo inteiro.Que haveria melhoria de vida para a maioria da população mundial e o que se verificou é que mesmo com o aumento de renda, outros indicadores como educação, saúde básica, mortalidade infantil e déficit democrático não se elevaram.
Há basicamente, dois conceitos de desenvolvimento. Um que considera crescimento econômico como sinônimo de desenvolvimento e outro que considera o crescimento comoparte do desenvolvimento.

Parte 2. Evolução Histórica: os mercantilistas e os fisiocratas foram os precursores da preocupação com a questão do desenvolvimento. Para os mercantilistas, a riqueza de uma nação se caracterizava na exportação de metais, principalmente ouro e prata, obtendo uma balança comercial positiva. Os fisiocratas combatiam a doutrina mercantilista e propunham uma conduta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica sobre os capítulos 17 e 18 do livro "Desenvolvimento Psicológico e Educação"
  • RESENHA CRÍTICA: VYGOTSKY E A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO
  • Conceitos do desenvolvimento territorial e sua evolução
  • Evolução e Conceitos em Treinamento e Desenvolvimento
  • Evolução historica das tics e desenvolvimento sustentavel
  • Resenha crítica desenvolvimento interpessoal
  • Resenha crítica Desenvolvimento Como Liberdade
  • RESENHA DO LIVRO A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!