Resenha crítica do capítulo estrutura organizacional: explicações do livro organizações: estruturas, processos e resultados, de richard h. hall

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
Resenha crítica do capítulo Estrutura Organizacional: explicações do livro Organizações: estruturas, processos e resultados, de Richard H. Hall

A seguinte resenha aborda o capítulo Estrutura Organizacional: explicações do livro Organizações: estruturas, processos e resultados, do autor Richard H. Hall. Tal texto apresenta as diversas variáveis responsáveis pela composição da estruturaorganizacional de uma empresa. As principais variáveis discutidas serão o tamanho organizacional, a tecnologia, a cultura interna, a cultura nacional e o ambiente. Posteriormente, é debatido o projeto organizacional e as escolhas estratégicas.
O início do texto apresenta a ideia de que cada organização é projetada para cumprir um objetivo (missão) próprio. Para que isso se realize, énecessária a análise de fatores que influenciam a estrutura organizacional. Hall afirma que não existe uma explicação única para as formas de organização, mas sim um conjunto de conceitos que juntos nos ajudam a compreender suas diferentes formas. Em seguida é afirmado que os fatores que afetam as estruturas podem ser classificados em duas categorias: o contexto, que significa a situação em que a empresase encontra e o projeto, que se refere às escolhas feitas a respeito de como a organização deve se estruturar. A partir dessa introdução, são apresentadas as variáveis citadas anteriormente utilizando idéias defendidas por diversos autores.
Primeiramente é apresentado o quesito tamanho. O autor defende que a idéia de tamanho não se resume apenas a quantidade de pessoas em uma organização. Émostrado o conceito de Kimberly de que o tamanho da organização apresenta quatro componentes:
1) A capacidade física, que se refere à amplitude física da empresa;
2) O número de pessoas que atuam na organização;
3) Os insumos ou resultados, que pode ser exemplificado no número de clientes atendidos;
4) E os recursos disponíveis para investimento (estes sob a forma deriqueza ou ativos líquidos).
Tais componentes podem estar correlacionados, mas sempre é necessário avaliá-los separadamente devido as suas grandes diferenças conceituais. O texto segue com um contraste conceitual que ocorre entre diversos autores: alguns defendem que a estrutura define o tamanho organizacional e outros afirmam justamente o contrário, que é o tamanho que determina a estrutura.Hall também apresenta a diferente influência do tamanho em empresas de pequeno e grande porte. É mostrada a conclusão de um estudo feito pelo Aston Group que afirma que o tamanho maior se relaciona a uma maior formalização e menor centralização.
O próximo tópico é a tecnologia, que é definida como o ato de agir sobre ou modificar um “objeto” de um estado a outro, sendo este “objeto” um ser, umsímbolo ou algo inanimado. A seguir, é mostrada a constatação de Woodward (1958, 1965) de que a tecnologia não afeta somente a estrutura organizacional, mas também o próprio sucesso e a eficácia da organização. Outro autor citado (Perrow - 1967) afirma que a natureza do “objeto” citado anteriormente altera o modo como a empresa é composta. Posteriormente, são abordadas a presença da tecnologia empequenas e grandes organizações, a idéia de que o tipo de indústria e sua tecnologia estão entrelaçados e o contexto sempre presente em que um avanço tecnológico afeta todo o planeta.
A terceira variável é a cultura interna, que representa as relações, crenças, valores e comportamentos compartilhados dentro da organização, o que gera um ambiente único e geralmente pouco mutável. O autorafirma que mesmo com a rotatividade de pessoal a cultura permanece enraizada na organização.
O quesito ambiente se refere a fatores como política, economia, concorrência, posição geográfica e até mesmo ao clima ao qual a organização se encontra. Todos eles influenciam tanto positivamente quanto negativamente o desempenho e a estruturação da organização.
Por fim, é discutida a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura Organizacional E O Processo Organizacional
  • Estrutura Organizacional e Organizações Comerciais
  • Organizações processos e estruturas
  • Hall – estrutura organizacional : formas e impactos
  • estrutura e processos organizacionais
  • estrutura e processo organizacionais
  • estrutura e processos organizacionais
  • Estruturas e processos organizacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!