Resenha crítica do artigo

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
Curso de Bacharel em Teologia (5º semestre)

Resenha Crítica do Artigo: PROFISSÃO TEÓLOGO E VOCAÇÃO PASTORAL:
REFLEXÕES CONCEITUAIS

Pedro Silva da Cunha

Campinas, 21/11/2012

Pedro Silva da Cunha

Resenha Crítica do Artigo: PROFISSÃO TEÓLOGO E VOCAÇÃO PASTORAL:
REFLEXÕES CONCEITUAIS

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Teologia da Faculdade Nazarena do Brasil, comorequisito parcial para conclusão da disciplina História da Igreja II.

Docente: Profa. Ms. Marili Bassini

Campinas, 21/11/2012

SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA 1
2. APRESENTAÇÃO DA OBRA 1
3. ESTRUTURA DO ARTIGO 1
4. CONTEÚDO DO ARTIGO 1
5. ANÁLISE CRÍTICA 2
6. RECOMENDAÇÃO DA OBRA 3
7. IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR 3
8. MINHAS CONSIDERAÇÕES 4

1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
LOPES E. P.PROFISSÃO TEÓLOGO E VOCAÇÃO PASTORAL: REFLEXÕES CONCEITUAIS. Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, v.8, n.2, p.25-37, 2010.

2. APRESENTAÇÃO DA OBRA
Lopes escreveu este artigo em razão do Projeto de Lei n. 114, de 2005,do Senador Marcelo Crivella (DIÁRIO, 2005) e do Projeto de Lei n. 2.407/2007, do Deputado Victorio Galli, os quais sublinham que pessoas não diplomadas, desde que esteja “há mais de cinco anos” no exercício da Teologia, podem exercer a “profissão de Teólogo”.
O autor também vai trabalhar a hipótese de que um dos problemas nos textos de Crivella e Galli é concernente à distinção entre os termos“pastor” e “teólogo”. Consequentemente promoverá uma reflexão e distinção entre esses termos, porque apesar de serem termos próximos, são distintos na forma como ambos se focam nos cursos de Teologia.

3. ESTRUTURA DO ARTIGO
Lopes estrutura seu artigo de 13 páginas da seguinte forma: (1) Introdução, (2) Documentos Originais, (3) Uma Proposta de Distinção entre os termos “Pastor” e “Teólogo”, (4)Considerações Finais.

4. CONTEÚDO DO ARTIGO
O artigo provoca uma reflexão mais acurada sobre uma das discussões recentes mais intensas entre os Teólogos brasileiros que é a questão que envolve os seguintes conceitos: “profissão teólogo” e “vocação pastoral”. E a partir dessa perspectiva, este artigo contribui para a discussão no sentido de propiciar uma proposta de distinção entre essestermos.
O Pastor vai cursar Teologia não para ser Pastor; em sua crença, seu credenciamento para o pastorado é a chamada irresistível do Espírito em sua vida, e a igreja é a única que pode atestar sua vocação para o ofício da palavra. Em um curso teológico, pretende buscar ferramentas necessárias na condução de seu rebanho. Isso implica dizer que ele não depende de diploma para exercer o ofício depastor, entretanto, a formação teológica deveria ser algo desejado intensamente por ele.
O Teólogo, por sua vez, vai cursar Teologia com o objetivo da pesquisa, das produções acadêmicas e da carreira docente. Para ele é indispensável o diploma e os títulos acadêmicos, pois são fatores credenciadores de sua formação e, certamente, responsáveis por sua manutenção como pesquisador-teólogo nasinstituições de educação teológica ou de ciências da religião. Ele não precisa ser um cristão, não precisa pertencer a qualquer seguimento religioso, mas apenas estar em busca dos conhecimentos dessa área do saber. Portanto, pode-se afirmar que nem todo o Teólogo é Pastor, pois pode não atuar efetivamente no campo pastoral, como também nem todo o Pastor é um Teólogo, porque lhe falta a genuínapesquisa.
O autor também alerta sobre a necessidade de se atentar para o fato de que os Projetos de Lei tramitando no Senado Federal, que tratam do “exercício da profissão de Teólogo” para pessoas não portadoras de diploma são um disparate, porque já há nas instituições acadêmicas legislação específica que exige diplomas e títulos de seus Teólogos. No caso da graduação, no mínimo, exige-se o título...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica de artigo cientifico
  • Resenha critica de artigo cientifico
  • Resenha Critica Do Artigo Cientifico
  • resenha crítica de artigo
  • Resenha Crítica Artigo Lactação
  • Resenha critica de artigo cientifico
  • Resenha crítica de artigo científico
  • Resenha crítica de artigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!