Resenha Crítica do Artigo: GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA QUESTÃO DE BIOSSEGURANÇA

Páginas: 10 (2280 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
RESENHA CRÍTICA


GARCIA, Leila P.; ZANETTI-RAMOS, Betina Giehl. Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde: uma questão de biossegurança. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.3, pp. 744-752.


1. CREDENCIAIS DOS AUTORES


As autoras Leila Posenato Garcia e Betina Giehl eram estudantes do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina dos cursos deSaúde Pública e Química, respectivamente, quando publicaram este artigo. A primeira tem participação em 7 publicações de artigos, a contar com este a qual faz-se a análise crítica, e todos são relacionados à temas da saúde pública como: Condutas pós-exposição ocupacional a material biológico na odontologia; Aderência a medidas de proteção individual contra a hepatite B entre cirurgiões-dentistas eauxiliares de consultório dentário; Evolução das desigualdades socioeconômicas na mortalidade infantil no Brasil, 1993-2008; Vacinação contra a hepatite B entre trabalhadores da atenção básica à saúde e Prevalência de exposições ocupacionais de cirurgiões-dentistas e auxiliares de consultório dentário a material biológico. Enquanto a segunda tem somente este artigo publicado.


2. RESUMO DA OBRAO artigo trata da precariedade do sistema brasileiro no que diz respeito ao gerenciamento dos resíduos e a sua relação com a biossegurança, que no Brasil é regulada pela lei 8.974/ 1195 a qual trata da minimização dos riscos nas relações com a promoção de saúde no ambiente de trabalho, no meio ambiente e na comunidade. Visto que estes resíduos quando mal gerenciados impactam na saúdepopulacional devido à contaminação da água, do solo, da atmosfera e/ou pela proliferação de vetores.
Comumente, é considerado como resíduo de serviço de saúde aqueles provenientes de grandes geradores, como hospitais e clínicas médicas, passando despercebido, muitas das vezes, outros geradores bastante impactantes, como as farmácias, clínicas odontológicas e veterinárias, assistência domiciliar,necrotérios, instituições de cuidado para idosos, hemocentros, laboratórios clínicos e de pesquisa, instituições de ensino na área de saúde, entre outros. Além dos geradores citados, parte dos resíduos domiciliares também possuem características de resíduos de serviço de saúde e necessitam de um gerenciamento eficaz, a exemplo de pacientes diabéticos que fazem uso de insulina injetável gerando resíduosperfuro cortantes.
Percebe-se que os grandes geradores possuem maior consciência e planejamento a respeito do gerenciamento dos resíduos, ações de biossegurança, o que não pode ser percebido nos pequenos geradores. Teixeira & Valle, conceituam biossegurança como sendo “o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção,ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados”.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são coletados diariamente 228.413 toneladas de resíduos no Brasil, e estima-se que 1% destes,corresponda aos resíduos do serviço de saúde, aproximadamente 2.300 toneladas. Segundo os dados apresentados por este instituto, 74% dos municípios brasileiros depositam “lixo hospitalar” a céu aberto, 57% separam os dejetos nos hospitais e apenas 14% das prefeituras tratam adequadamente os resíduos de serviço de saúde, denotando a precariedade das ações de biossegurança no que diz respeito aosresíduos de serviços de saúde no país.
Dentre outras características, os resíduos dos serviços de saúde são heterogêneos, necessitando, portanto de uma classificação adequada para que possa ser segregado. Existem diversas classificações propostas por várias entidades, além de vários estados e municípios possuírem legislações específicas sobre o gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento de residuos da saude: uma questao de biosseguranca
  • A biossegurança e o gerenciamento de residuos de serviços de saúde.
  • Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde
  • Gerenciamento de Resíduos a Serviço da Saúde
  • Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde
  • Gerenciamento de resíduos no serviço de saúde
  • Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde
  • Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!