Resenha Crítica Densidade Urbana

Páginas: 9 (2105 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
RESENHA DE CAPÍTULO
TEMA: DESNIDADE URBANA
DATA: 08/05/2014
AUTORA: MARTINA HASSE

ACIOLY, Cláudio e DAVIDSON, Forbes. Capítulo 2: Considerações gerais. Densidade Urbana. Editora Mauad, Rio de Janeiro, 1998. p. 15-41

Claudio Acioly Jr., é Brasileiro, arquiteto e planejador urbano com vasta experiência no Brasil afora, e especializado nos processos de gestão e planejamento de projetos deurbanização de bairros e renovação urbana. Forbes Davison é Escocês, possui experiência profissional na Inglaterra, Egito, Indonésia e India e seu foco está no planejamento urbano, com especialização na ligação entre planejamento e gestão urbana. Juntos debatem sobre a Densidade.
Já no seu início, o capítulo aborda o tema estudado como complexo e variável: ”o que as pessoas sentem ou vêemdepende muito das suas próprias origens sociais”, percebe-se aí que a percepção cultural de cada povo é distinta, e tal fator é encontrado tanto numa esfera global como também num mesmo país, numa mesma região.
O texto apresenta a densidade como sendo um dos principais indicadores no planejamento urbano e na gestão de assentamentos, intervindo na tomada de decisão sobre a forma e extensão dedeterminada área urbana e avaliando também a eficiência de projetos de parcelamento de solo. A mesma é dada em habitantes por uma unidade de terra ou solo urbano, em hectares, e representa o número total da população de uma área específica, sendo que, segundo especialistas da área, quanto maior a densidade, melhor será a utilização e maximização de tal solo urbano e da própria infra-estrutura das cidades.Nesse contexto, todavia, são apresentadas vantagens e desvantagens da alta e baixa densidade. Ao mesmo tempo que uma alta densidade apresenta uma maior vitalidade urbana, geração de receitas, maior controle social, maior acessibilidade a emprego, uso eficiente da terra, facilidade de acesso ao consumidor e economias em escala, ela também pode gerar sobrecarga nas infra-estruturas, criminalidade,poluição e degradação ambiental, congestionamento e saturação do espaço. Já a baixa densidade pode ao mesmo tempo representar uma menor poluição, tranquilidade e silêncio e possibilidades de saneamento de custo baixo, como pode incorrer em altos custos para oferta e manutenção dos serviços, altos custos e precariedade do transporte público, pouca interação e controle social, falta deacessibilidade aos serviços e excesso de consumo de terra urbana e infra-estrutura.
Adiante o texto apresenta a expressão “crowding” conceituada como superocupação ou superaglomeração interna, sendo o local onde uma quantidade excessiva de pessoas vive, trabalha ou ocupa num bairro, lote, residência ou quarto. Estudos apontam uma correlação entre o crowding à altas densidades populacionais e a uma situação desaúde precária dos habitantes, que acabam por ocupar o mesmo teto, quartos, camas e uso sanitário. Tal efeito é visto nas ocupações internas de edificações dos bairros de Bissau, que apresentam um mercado imobiliário contraído e um setor habitacional desorganizado, que combinados resultam em sérias tensões emocionais e psicológicas, riscos de epidemias, promiscuidade, riscos de incêndio, falta desaneamento básico e insalubridade. Tais efeitos são comprovadamente associados a locais em que altas densidades ocorrem unidas à pobreza. Entretanto o texto aponta que é possível ter altas densidades habitacionais sem ter os efeitos do crowding.
No caso de Bissau, os autores argumentam que há um centro urbano desenvolvido e planejado e ao redor do mesmo se desenvolveu informalmente, e é onde seconcentram assentamentos humanos com condições de habitação, infraestrutura e renda precárias, e aumento populacional e adensamento da ocupação do solo, por meio de novas construções e anexos. O caso demonstra falta de estrutura institucional e política no planejamento urbano e precário estímulo ao mercado imobiliário formal.
Já Hong Kong apresenta a maior densidade urbana do mundo. Tal fato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de densidade urbana
  • Resenha crítica "Uma Cultura Urbana"
  • densidade urbana
  • densidade urbana
  • densidade urbana
  • Índices Urbanísticos e Densidade Urbana
  • Fichamento Densidade Urbana
  • Fichamento "Densidade Urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!