Resenha crítica de o paradigma interpretacionista

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
VERGARA, S.C. e CALDAS, M.P. Paradigma Interpretacionista: A Busca da Superação do Objetivismo Funcionalista nos Anos 1980 e 1990. In: Revista de Administração de Empresas. V. 45 (4), Pág. 66-72,Outubro-Dezembro, 2005.

Os autores buscam, por meio deste artigo, contrapor o funcionalismo com o paradigma interpretacionista e com os críticos pós-modernos no campo dos estudos organizacionais. Afim de esclarecer melhor o tema, dividem-no em:
* A compreensão do interpretacionismo em análise organizacional;
* Realismo e Idealismo;
* Mapeamento de Burrell e Morgan;
* ParadigmaInterpretacionista;
* Etnometodologia e Interacionismo Simbólico;
* Pesquisa organizacional interpretacionista no Brasil.
Ao explicarem o Realismo e Idealismo, os autores citam Morrent (1980)levantando a seguinte questão: o que é o que existe? E nos levam a perguntar: o que é uma organização? Apesar de afirmarem que, para alcançar seu objetivo, um estudo deve ter início e término com baseem uma pergunta, evidenciando um olhar subjetivista de ambos, Vergara e Caldas definem as Organizações como verbos, e não como substantivos.
No artigo, as organizações são vistas pelosinterpretacionistas como processos que surgem das ações intencionais das pessoas, sendo, portanto, subjetivas. Já no funcionalismo, as organizações são consideradas objetos tangíveis, concretos e objetivos. Osautores tomaram como base alguns filósofos como Aristóteles e Kant e sociólogos como Burrell e Morgan para fundamentar o presente estudo.
Com base no texto, embora os autores definam o paradigmainterpretacionista como o melhor caminho para definir uma organização, parece ser o funcionalismo a vertente mais convincente para isso. Tratar a organização como algo subjetivo não parece ser a melhor formapara efetuar uma boa gestão. As organizações podem sim serem consideradas frutos do meio que construímos (como esclarece o interpretacionismo), mas, como já dito, nós construímos. Para que pudessem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Paradigma interpretacionista: a busca da superação do objetivismo funcionalista nos anos 1980 e 1990.
  • Paradigma interpretacionista na Administração
  • RESENHA CRÍTICA COM BASE NO TEXTO IDÉIAS DE CANÁRIO, A PARTIR DE UM PARADIGMA EVOLUCIONISTA.
  • Historicidade crítica novos paradigmas
  • Resenha Crítica Corrente Crítica
  • Resenha Crítica
  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!