Resenha Crítica de "A teoria da População em Marx" Viana, Nildo

Páginas: 4 (936 palavras) Publicado: 13 de julho de 2014
Resenha do artigo “A TEORIA DA POPULAÇÃO EM MARX”, de Nildo Viana.

Nildo Viana inicia seu artigo “A teoria populacional em Marx”, propondo a busca de Marx pela compreensão dos fenômenos comototalidades históricas e concretas, ou seja, ressaltando que não se pode desconsiderar a historicidade do fenômeno. O texto traz, ainda, a crítica de Marx sobre a teoria de Malthus, que, por sua vez,caracteriza o estudo de população como metafísica, fato isolado, sem historicidade e contexto textual.
A crítica de Marx sobre Malthus se dá na distinção de pensamentos. Enquanto o segundo defende a leipopulacional fundamentada na relação entre meios e subsistência e aumento populacional, o primeiro enfatiza que “uma lei populacional abstrata só existe para planta e animal, à medida em que o serhumano não interfere historicamente”. Marx enfatiza, ainda, tratar-se de um equívoco o pensamento malthusiano, quando esse afirma que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentosem progressão aritmética. Destaca-se que o pensamento de caráter a-histórico também incomoda Marx, pois ele acredita que cada população possui uma dinamicidade diferente e diferentes contextoshistóricos. Segundo Nildo, “ Marx realiza uma crítica à lei da população de Malthus e em oposição a ela irá apresentar sua própria teoria da população”.
Viana enfatiza a relação entre capitalismo epopulação, onde Marx ressalta que o crescimento do capital ocasiona um crescimento na demanda por força de trabalho. O crescimento do capital aumenta os investimentos no mercado e a necessidade de mão deobra qualificada. Porém, Marx defende a ideia de que a acumulação de capital gera a multiplicação do proletariado, gerando a diminuição da taxa de exploração da força de trabalho e fazendo decrescer aacumulação de capital. Gerando, assim, a chamada “superpopulação relativa” que constituirá um exército industrial de reserva, que terá um papel fundamental para a acumulação de capital, pois o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Critica Adolfo Viana
  • teoria da população segundo marx
  • Teoria da população em marx
  • Teoria da população em marx
  • Nildo viana
  • Resenha crítica Teoria da Decisão
  • Resenha critica das teorias das organizações
  • Resenha: A Teoria Crítica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!