Resenha crítica de ciencias naturais e sociais

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA

THAYANE BEZERRA FERNANDES
MATRÍCULA: 111030363

CONTEXTO DAS CIÊNCIAS

JOÃO PESSOA / PB
2011.1

THAYANE BEZERRA FERNANDES

CONTEXTO DAS CIÊNCIAS

Trabalho apresentado à disciplinaAntropologia, do curso de Direito do UNIPÊ,
sob orientação da Prof.
Maria do Socorro Lucena

JOÃO PESSOA
2011.1

CONTEXTO DAS CIÊNCIAS

DA MATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

Roberto Augusto DaMattanasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, dia 29 de julho do ano de 1936, de nacionalidade brasileira é um importante antropólogo, considerado também profissional de várias atividades, tais como, conferencista, professor, consultor, colunista de jornal, produtor de TV, entre outras. Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962). Curso de especialização emAntropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960); mestrado (Master in Arts) e doutorado (PhD) em 1969 e 1971 respectivamente pela Universidade Harvard. Foi Chefe do Dept. De Antropologia do Museu Nacional e Coordenador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (de 1972 a 1976) e também Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, USA, ondeocupou a Cátedra Rev. Edmund Joyce, c.s.c., de Antropologia de 1987 a 2004.
Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Realizou pesquisas Etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. DaMatta é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, Malandros eHeróis, A casa e a rua ou O que faz o brasil, Brasil?, Relativizando, por exemplo.
A antropologia é o estudo do homem e assim organizado em áreas para escolha de aspectos privilegiados, são elas, “Antropologia Física ou Biológica”, “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” e “Arqueologia”. A tarefa principal da referidaAntropologia Social é, no mínimo, duvidar do homem "racional", encontrando na raiz de muitos dos seus comportamentos uma matriz mítica, ou mesmo mágica. O antropólogo Roberto DaMatta vem dedicando seus estudos para nos mostrar esse Brasil em sua realidade antropológica. O que podemos observar no texto abordado, o autor inicia suas teorias, apontando principalmente as semelhanças e diferenças entre asciências da natureza ou ciências naturais e as ciências sociais também chamadas de ciências da sociedade ou ciências humanas. Buscando situar a Antropologia Social (ou Cultural) em outras ciências retrata os problemas, que diz respeito que as ciências naturais analisam os acontecimentos simples que, portanto são facilmente isoláveis tendo como matéria-prima todo o “conjunto de fatos que se repetem e têmuma constância verdadeiramente sistêmica”. Assim, conclui a tese que a dificuldade da ciência é testá-la e não desenvolver teorias. Divergindo assim, das ciências sociais que “estudam os fenômenos complexos, situados em planos de causalidade e determinação complicados”, que tem como matéria-prima “eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causadisso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com a sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores”. Observando situações comuns do dia-a-dia o autor chega à conclusão da impossibilidade de retratar-las, mesmo fazendo uma reprodução muito próxima, seria impossível obter, por exemplo, a atmosfera da época, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica: O método nas ciências naturais e sociais.
  • Resenha Crítica
  • Ciencias naturais e ciencias sociais
  • Ciencias Sociais X Ciencias Naturais
  • ciencias sociais x ciencias naturais
  • Diferença entre ciencia social e natural
  • Ciencias sociais e naturais
  • Ciências sociais x ciências naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!