Resenha crítica das DCN's do curso de Química

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
E educação se encontra numa nova fase de estudos, uma nova perspectiva educacional deve ser repensada. Com a ampliação de novas tecnologias faz-se a necessidade de uma nova estrutura educacional dos cursos superiores, bem como em todo o campo pedagógico. Deve-se levar ainda em conta à nova sofra de alunos que estes campos de estudos estão absorvendo e posteriormente lançados ao mercado detrabalho, uma safra informatizada e superficial.
Devido a este grande avanço tecnológico e a vasta facilidade de absorção de informações, a educação tem por necessidade acompanhar todo este avanço, que este novo século fornece.
A universidade que se apresenta na forma atual, é simplesmente um reduto aonde recebemos o conhecimento, mas não sabemos transportar estas informações aos demais, há umaforma de ensinar sem qualquer forma pedagógica, aonde o aluno simplesmente memoriza o que lhe é fornecido e as aulas são simplesmente fundamentadas no professor e não no saber em conjunto. Segundo Libâneo, o ensino tradicional esta centrado apenas na didática da transmissão de informação, o que é justamente verificado na forma pedagógica da maioria dos professores universitários.
Nas áreas exatas,este reestruturação educacional é muito mais necessária em virtude do próprio profissional que esta área forma, que se converge mais a parte técnica e de memorização. Já nos cursos de bacharelado das exatas a parte pedagógica é completamente descartada, fora o fato dos próprios professores não corresponderem de forma pedagógica em sala de aula.
Visando esta reestruturação educacional, é feitouma análise das diretrizes curriculares, que nada mais é do que um avaliação dos pontos a serem mudados e verificados se a uma conformidade ou não com o profissional formado.
Após a leitura destas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Química vejo a necessidade de mudança em alguns pontos específicos que serão relatados adiante.
O perfil de formando estipulado por estas diretrizes,de uma forma geram atendem a todos os quesitos estipulados, entretanto a abordagem humanista e social não é explorada, devendo assim ser mais estudada.
A diretriz relata que este futuro profissional deve trabalhar em equipe, desenvolver a química de uma forma criativa e ter uma formação humanística voltada ao bem estar social, entretanto estes quesitos não são desenvolvidos para que o formandoseja completo, devendo assim se ater que a química deve ter uma construção humana e social.
No caso específico do curso de Bacharel em Química de Alimentos, a formação deste profissional deve ser generalista e específica a todas as técnicas básicas tanto de domínio laboratorial como industrial, sempre voltado ao conhecimento de todos os processos químicos, desde transformação da matéria até assoluções de problemas e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, visando exercer a cidadania, tendo assim uma formação humanística. Neste quesito o curso acima só pecou na parte humanística, os profissionais formados nesta área, não possuem qualquer formação humanística visando o bem social, ao contrário a visão é tão fria e calculista que se reflete em sala da aula, onde fica visível opapel do aluno como um telespectador e não como um formador de opinião.
É extremamente complicado para um profissional das exatas poder exercer a função humanística da educação em si, o erro começa com o professor, que já recebeu um ensino militarizado e quer transportar este ensino desta forma, mas é necessário o mesmo perceber que a educação atual é muito mais questionadora e pensante por issoa forma que ele irá passar o conteúdo deve ser mais humana e não tão técnica como de costume. Claro que os conhecimentos específicos das disciplinas devem ser mantidos, mas elaborados e transportados de uma forma diferente.
Este profissional em si, além de todo o conhecimento, químico, físico e matemático, também deve desenvolver uma capacidade analítica e ao mesmo tempo criativa e isso não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica do artigo “Blogs: Aplicação na Educação em Química”
  • curso de quimica
  • Curso de quimica
  • Resenha crítica do artigo "Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em Administração."
  • Resenha crítica do filma "ágora" apresentada no curso de arquitetura e o urbanismo da uft
  • Resenha Crítica Corrente Crítica
  • Resenha Crítica
  • Resenha critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!