Resenha crítica , da obra de celso dos santos vasconcelos - para onde vai o professor?

Páginas: 8 (1760 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2011
A perspectiva que o autor defende para o professor como sujeito de transformação aplica-se às várias dimensões da sua existência e realidade, desde a pessoal até a social mais ampla. O resgate da dignidade profissional passa pela análise da formação do professor. Passa também pela questão salarial. A relação entre o ser e ter, para ser é preciso ter um mínimo. A qualidade do trabalho pedagógico édecisiva como o resgate da dignidade profissional. O apoio da comunidade que é a sensibilização da comunidade para a ação educativa, a ser realizada pelos professores, é premente. O professor precisa do apoio da população para as justas reivindicações.
O autor conclui que quem transforma a realidade não é um sujeito isolado, mas um conjunto de homens, num determinado contexto histórico, com umadeterminada organização. Quanto maior o número de sujeitos empenhados na mesma transformação, maior a possibilidade de se alterar a realidade. O professor tem como tarefa fundamental ser portador da esperança, de um projeto de futuro, recusando-se, portanto, a aceitar que a configuração do mundo que está ai é a única possível, recusando-se a amesquinhar sua existência, negando-se a abrir mão deseu sonho de uma vida melhor para todos.
IV – DIGESTO
Celso dos S. Vasconcelos, autor da obra em epígrafe, denota problemas em relação aos professores e até mesmo do próprio sistema educacional. Seu texto em questão tem como objetivo visar reformulações na democrática sociedade pós-moderna que vivemos.
É público e notório o desgaste que vem sofrendo o sistema educacional, não é fato novo, porém,trata-se de uma crise antiga que leva a frustração dos docentes cada dia mais sem esperanças.
Aponta o sapientíssimo autor que os desgastes, os problemas que ocorrem hoje, são problemas que na realidade é de tempos atrás. Que além da desestruturação das instituições cada dia mais falidas, existem também que os professores devem mudar não só concepções objetivas, mas também as subjetivas diante darealidade social.
O melhor desempenho do sistema educacional, não resulta apenas na mudança do professor, pois é compreensível que o que se deve mudar não é tão somente, trabalhar novas formas e métodos pedagógicos. O profissional necessita de aparatos, de motivações, mas estas estão suprimidas por um arruinado sistema que também necessita de reestruturação, reestruturação por exemplo quanto aqualidade desses profissionais, mas também de outros dados importantes como: resgatar a valorização do professor, seja em âmbito sócio econômico, político e até mesmo enquanto ser humano digno de sua profissão.
A deterioração da qualidade tem motivos que exigem mudanças. Se fixarmos por exemplo a questão financeira, logo vimos que a remuneração que deveria sempre valorizar o trabalho, tem pelocontrário sofrido diminuições consideráveis, causando um desânimo, uma desesperança ao professor. Conseqüentemente o status social do professor que antigamente era tido como um referencial, hoje não deixa de ser um "mero professor". Não podemos neste momento deixar de referenciar as recentes palavras do nosso Presidente da República: - ..., quem não se dedica ao estudo para fazer algo "Melhor", nãopassará de professor. Ora se não vejamos "um mero professor?"
Como resgatar esse valor social, qualitativo, moral, social? Coloca o autor que estamos diante de uma sociedade pluralista e que o professor está sujeito a críticas, independentemente de "sua opção metodológica".
O que deixa sem muitas alternativas no concernente a mudanças.
A necessidade do professor não é vista mais como era vistasob a ótica de nossos antepassados, esse achavam de extrema necessidade o professor, o respeito, a admiração e a remuneração para com os professores, era dotada de credibilidade, que não mais se vê.
Do ponto de vista da população, a escola é necessária para representar a esperança e ainda para suprir lacunas tais como: ver a escola como assistência social, como fonte de merenda, vacina, material...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha- Trashed, para onde vai o nosso lixo
  • RESENHA
  • Resenha da obra professor milionario
  • Resenha Critica, Qual é a tua Obra
  • Resenha Crítica da obra Lucíola
  • Resenha crítica da obra antígona
  • Resenha Crítica da obra de John
  • Resenha Critica da Obra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!