Resenha crítica - cinema, televisão e vídeo

Páginas: 3 (573 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
Linguagens do Video e da TV, Professora Karen Ramos.

RESENHA

WOLGEMUTH, Júlio. Cinema, Televisão e Vídeo: Instrumentos Diferenciados. Trechoremovido do livro Video Educativo: Uma Pedagogia Audiovisual. Brasília: Senac, 2005.
Ueslei Madureira Sá

Um estilo de produção alternativa a qualquer tipo de meio já existente, ou um meio dereprodução dos produtos que já por ali figuravam, seja na TV ou no cinema, a discussão sobre qual das definições é a mais válida para definir o vídeo, é uma das peças chaves do texto “Cinema, Televisãoe Vídeo: Instrumentos Diferenciados”.
Com um olhar critico sobre o que é Cinema, TV e Vídeo separadamente, o texto tenta explicar com dados e com fatos o que difere cada um dos meios. A grandeverdade é que o vídeo só vira vídeo propriamente dito, quando passa a poder ser gravado. Sendo assim, ele surge a principio como um instrumento a favor da televisão. De acordo com o passar do tempo, ovídeo passou a ser um instrumento com uma difusão maior, mais acessível a toda a população e com uma quantidade de adeptos cada vez maior, principalmente, pelo fato de que poderia ser visto como umamaneira de expressar seus direitos, ideais e/ou manifestações artísticas sem ter que se filiar ou se submeter às grandes empresas televisivas que mandam no certame.
Pelo fato de o texto não ter sidoescrito nos períodos atuais, ele deixa de se aprofundar em um meio que atualmente tornou-se a forma mais fácil e prática de divulgar o vídeo: a internet. É fato que nos períodos atuais, as formas degravação de vídeo ficaram ainda mais fáceis, qualquer aparelho celular permite que um humano qualquer faça pequenas filmagens e poste nos sites de compartilhamento, qualquer um dos muitos jáexistentes por ai. Assim como uma passagem do texto diz, atualmente ainda existem os “videastas”, “videístas” e, segundo palavras do autor, os “vidiotas”. Deixando o neologismo do autor de lado, as redes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica de Cinema
  • Resenha critica sobre violencia na televisao
  • Resenha Critica do Video a Culpa dos Reis
  • Resenha Crítica do vídeo A História das Coisas
  • Resenha critica do vídeo food inc
  • Cinema, vídeo, godard (resenha da apresentação e introdução)
  • Televisão e vídeo
  • Resenha Crítica Vídeo "Ariano Suassuna, Canal Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!