Resenha crítica - as barbas do imperador

Páginas: 13 (3209 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
RESENHA CRÍTICA – OBRA: AS BARBAS DO IMPERADOR
Sobre a autora da obra, Lilia Katri Moritz Schwarcz, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docência em AntropologiaSocial pela USP (1998). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo (2005), editora da Companhia das Letras (onde coordena coleções de não ficção), membro do advisory group - Harvard University, membro do Conselho Científico do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, sócia do IHGB, membro da conselho da Revista da USP, da Revista Etnográfica (Lisboa) e da revista Penélope (Lisboa),coordenadora do GT/ Anpocs de Pensamento Social, de 2007 a 2009. Foi professora visitante e pesquisadora nas universidades de Leiden, Oxford, Brown, Columbia (Tinker Professor) e Princeton, onde é Global Professor até o ano de 2014. Atuou como curadora de uma série de exposições que aliam história, artes e antropologia. Recebeu Bolsa Guggenheim (2006/ 7); medalha Júlio Ribeiro (por destaquecultural e etnográfico) outorgada pela Academia Brasileira de Letras em 2008; a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010 foi membro do Advisory group - Harvard University (até 2012), e teve sua palestra selecionada como "John H Parry Lecture at Harvard of 2010". Têm experiência na área de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Marcadores daDiferença e História do Império brasileiro, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: Brasil monárquico, escravidão, construções simbólicas, história da antropologia , etnicidade, construções imagéticas e identidade social. É pesquisadora nível 1A do CNPq desde 2010.
Na realização da leitura dos capítulos incluídos no livro “As Barbas do Imperador: Dom Pedro II, um monarca nos trópicos”,capítulo 7: Um monarca nos trópicos – O instituto histórico e geográfico brasileiro, a academia imperial de belas-artes e o colégio Pedro II, capítulo 8: Como ser nobre no Brasil, capítulo 11: A guerra do Paraguai – O voluntário número um e capítulo 12: Um monarca-cidadão, a qual nos apresenta em uma leitura leve e muito bem elaborada em seus argumentos sobre a figura implantada e implementada deuma realeza, a qual para ser reconhecida, se valeu de diversas artimanhas para a garantia de controle e poder no período do segundo reinado.
Esse período de suma importância, pois foi o momento que mais se buscou desenvolver uma idéia de “pátria” de um modo singular, visto ainda a recente ruptura com a Metrópole dentro de um contexto de movimentos que já haviam instalado repúblicas, onde umamonarquia, a brasileira, pairava isolada e ao mesmo tempo coligada.
Para fazer toda a sua produção, a autora se valeu da análise de documentos, bem como da grande produção iconográfica existente sobre o período, embasando assim sua argumentação sobre o manuseio e articulação política na garantia de manter uma possível unidade nacional em um período no qual eram comuns os desmembramentos após um atode independência.
Enquanto a situação latino-americano de revoltas deixa o período das regências bastante turbulento, o monarca (o qual deveria governar seu reino) era apenas um menino imerso na rotina de suas lições e submisso àqueles pertencentes a “facção áulica”. Dessa maneira, se encontrava o quadro social e político brasileiro quando d. Pedro II toma posse do poder. Aos 24 anos completos, oimperador começa agir efetivamente no país; como sendo um paraíso diante dos eventos de até então, que parecia garantir paz e por sua linhagem e estilo europeu a civilização. A vida de Dom Pedro II foi sempre cercada de uma visão romântica, a qual considero alegórica, visto os argumentos apresentados por Schwarcz, considerado como um messias, um verdadeiro imperador nascido nos trópicos, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha as barbas do imperador
  • Resenha
  • Resenha Crítica: O Clube do Imperador
  • Resenha critica do filme o clube do imperador
  • As barbas do Imperador
  • Resenha critica do filme o clube do imperador
  • As barbas do imperador
  • Resenha crítica do filme mauá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!