Resenha Crítica Artigo Lactação

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014













Composition of Colostrum from Dairy Heifers Exposed to High Air Temperatures During Late Pregnancy and the Early Postpartum Period
Resenha Crítica





















Composition of Colostrum from Dairy Heifers Exposed to High Air Temperatures During Late Pregnancy and the Early Postpartum Period
A. NARDONE, N. LACETERA, U. BERNABUCCI, B. RONCHI- Journal of Dairy Science, Volume 80, Issue 5, May 1997, Pages 838-844.

Composição do colostro de novilhas leiteiras expostas à estresse térmico durante o final da prenhes e pós parto imediato

Foram utilizadas 12 novilhas Holandesas separadas em dois grupos de 6 animais cada. Um grupo foi submetido à conforto térmico e o outro grupo à estresse térmico em câmaras com temperatura e umidadecontroladas, ambos no período entre 3 semanas antes do parto e 36 horas após o parto.
O objetivo do estudo foi avaliar o impacto do estresse térmico durante o final da gravidez e pós-parto imediato, sobre o conteúdo de imunoglobulinas e valor nutricional do colostro de vacas leiteiras primíparas.
A introdução do trabalho mostra-se bem fundamentada e sucinta afirmando os autores que oconhecimento sobre o conteúdo de imunoglobulinas e composição nutricional do colostro produzido em condições de estresse térmico necessita de estudos.
Não é descrito qual o local em que foi realizado o experimento e em qual estação do ano se iniciou o trabalho, nem em quais condições climáticas os animais foram mantidos antes do início do experimento. Estas informações poderiam indicar a adaptação dosanimais às condições climáticas pré-experimentais.
As 12 novilhas com 20 meses de idade foram sincronizadas ao estro, inseminadas e, 3 semanas antes do parto, separadas em 2 grupos homogêneos em relação ao score corporal e peso. Os grupos foram mantidos em câmaras climáticas, um grupo sob condições de conforto térmico (18º C e 72% de umidade relativa) e o outro sob estresse térmico (31.5º C e 72% deumidade relativa entre 09:00-20:00 h, e 26°C e 72% de índice de umidade entre 21:00-08:00 h). A dieta foi a mesma para os dois grupos com aumento gradual no conteúdo de energia e proteína nos 10 dias antes do parto.
A ingestão de água e alimento foram registradas diariamente. Também temperaturas retal e taxa respiratória, e amostras de sangue foram coletadas aos quatorze e sete dias antes doparto, e ao parto. As amostras de plasma foram utilizadas para determinar as concentrações de T3, proteína total, Ig total, glicose, ácidos graxos não esterificados (NEFA), e beta-hidroxibutirato (BHBA). As vacas foram ordenhadas completamente em 1, 12, 24 e 36 h após o parto. Em cada ordenha, a produção de colostro foi registada, e amostras de leite foram retiradas para medir a quantidade de proteínatotal, caseína, lactoalbumina, lactoglobulina, IgG, IgM, IgA, gordura e lactose, perfil ácido graxo (FA), pH e acidez.
Os animais sob estresse térmico apresentaram os efeitos fisiológicos relacionados a regulação térmica como aumento da frequência respiratória e alterações bioquímicas.
Os dois grupos de novilhas diferiram em índices bioquímicos do metabolismo da energia e concentração de Igtotal, durante o final de 2 semanas de gestação. Comparando com novilhas em condições de conforto térmico (TC), novilhas em condições de estresse térmico (HAT) apresentaram níveis plasmáticos de glicose inferior e maiores níveis de ácidos graxos não esteretificados (NEFA) e beta-hidroxibutirato (BHBA). Os valores destes índices bioquímicos do metabolismo energético de novilhas em condições HATindicou um déficit de energia moderado e utilização dos depósitos de gordura, o que provavelmente refletiu o menor ingestão de matéria seca e menor escore de condição corporal. Total de concentrações de Ig no plasma foram semelhantes para novilhas em TC (1216 mg / dl) e HAT (1195 mg / dl) 2 semanas antes do parto, mas maior para as novilhas do grupo HAT (918 mg / dl) do que em novilhas do grupo TC...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica de artigo
  • Resenha critica de artigo cientifico
  • Resenha critica de artigo cientifico
  • Resenha Critica Do Artigo Cientifico
  • Resenha crítica do artigo
  • resenha crítica de artigo
  • Resenha critica de artigo cientifico
  • Resenha crítica de artigo científico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!