RESENHA CRÍTICA “Gestão do conhecimento: uma revisão crítica - Sérgio Luiz da Silva”

Páginas: 9 (2001 palavras) Publicado: 29 de junho de 2015
AVM Faculdade Integrada
MBA em Gestão Pública
Karina Araújo Sousa


­­­­­









RESENHA CRÍTICA
“Gestão do conhecimento: uma revisão crítica - Sérgio Luiz da Silva”









Brasília - DF
2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2 DESCRIÇÃO DOASSUNTO...........................................................................4
3 APRECIAÇÃO CRÍTICA..................................................................................6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................8
1 INTRODUÇÃO
O comportamento dinâmico do mundo moderno é fruto das diversastransformações sociais e tecnológicas verificadas nas últimas décadas. Essas transformações levaram à rápida obsolescência dos processos de trabalho para produção de bens e serviços, forçaram a extrema competição nos meios organizacionais e a necessidade de adoção de práticas de gestão mais versáteis.
Percebe-se que, a partir do início da década de 1990 as economias mundiais passaram por grandestransformações. A economia brasileira não ficou à margem dessas transformações e bases para a construção de uma nova fase de desenvolvimento foram reestruturadas. Essas bases formaram um conjunto de mudanças que favoreceram diretamente o dinamismo da economia, das organizações e dos consumidores, propiciando o advento da sociedade do conhecimento, que tem entre suas principais consequências a valorizaçãodos ativos intangíveis, que tornou o trabalho com a informação no centro de quase todos os negócios (CAMPOS, 2008).
Nesse contexto, a gestão do conhecimento torna-se essencial às organizações, quer sejam públicas ou privadas, como forma primordial para reverem seus meios de produção, seus processos de capacitação e, principalmente, como nova prática de gestão que incrementa e impulsiona seusprocessos de trabalho, para se manterem competitivas, melhorarem sua eficácia e assegurarem a continuidade e a boa apresentação de seus produtos e serviços.
Assim as políticas de desenvolvimento baseadas exclusivamente no capital matéria deram lugar ao capital conhecimento que, no presente, funciona como um dos pilares de sustentação das economias mundiais. Cavalcanti e Gomes (2001) sustentam essaafirmação quando asseguram que na nova economia as vantagens comparativas oriundas dos fatores clássicos de produção - terra, capital e trabalho, e que sempre formaram a base da competitividade das empresas brasileiras, deixam de ser relevantes diante do novo fator de produção: o conhecimento.

2 DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
O artigo “Gestão do conhecimento: uma revisão crítica” é de autoria do Professordoutor Sergio Luís da Silva, do Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos – UFScar. A principal motivação para a elaboração do artigo foi a de aprofundar as discussões sobre Gestão do Conhecimento (GC) abordadas em um artigo anterior publicado em 2002, do mesmo autor, em que se expôs uma visão coesa e integrada dagestão do conhecimento com os processos empresariais da organização.
De forma que no artigo atual as discussões sobre o lado operacional da GC são ao mesmo tempo ampliadas e aprofundadas. E os formatos de conhecimento e a conversão entre estes formatos são abordados com o objetivo de facilitar a aplicação em modelos de gestão.
Inicialmente são apresentados os parâmetros para a inserção da gestãodo conhecimento em uma empresa, os quais são trabalhados basicamente por duas abordagens que buscam mensurar estrategicamente a aprendizagem e o conhecimento, estas são: abordagem do capital intelectual (Edvinsson & Malone,1998) e, parcial ou indiretamente, o balanced scorecard (Kaplan& Norton, 1997).
São informados os parâmetros capazes de indicar a capacidade da organização para realizar a GC:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem do conhecimento.
  • RESENHA CRÍTICA SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO
  • Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento.
  • Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento
  • Resenha crítica: A experiência do conhecimento
  • Resenha crítica: A experiência do conhecimento
  • “Resenha crítica de artigo” de Luiz Guilherme
  • Resenha crítica de gestão de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!