Resenha crítica do livro novos caminhos para a educação cristã – julio zabatiero

1684 palavras 7 páginas
Introdução Esse livro demonstra-se apropriado para educadores cristãos. Para esse alvo, Zabatiero elabora perguntas na conclusão dos pontos. O autor começa sua obra, remetendo o leitor ao período de ouro para a Educação cristã, que foi a partir de 1980 e depois compara com a primeira década do século XXI, marcada pela busca do crescimento numérico nas igrejas, uma mudança de foco. Zabatiero esforça-se em demonstrar biblicamente a necessidade da educação cristã, falando primeiramente da necessidade da igreja por essa área como corpo, depois da necessidade do ensino no reino, e depois da necessidade existencial da humanidade explicando que o ensino “re-humaniza” o homem que foi desumanizado pela ação do pecado. Vale ressaltar que o autor trata dos valores sociais como advindos do senso de justiça que vem de Deus.
Na visão teológica, o autor atrela á educação cristã o compromisso social da cidadania. Fala da necessidade de se viver a fé de forma comprometida num mundo cada vez mais individualista, onde até os relacionamentos são negociados visando lucro. Fala da necessidade da pessoa saber da implicância do “ser cidadão” visando a liberdade. Aqui ele conceitua a liberdade fazendo uma abordagem reflexiva sobre ela. Ele ressalta que não se pode pensar em liberdade visando desejos efêmeros, mas viver o presente de forma que nossas atitudes apontem para contribuir para a garantia de um futuro melhor.
Outro papel da educação cristã, continuando numa visão teológica, é a construção da identidade cristã, uma vez que em Cristo dever estar a esperança, a fé e o exemplo social padrão desse cristão. Percebe-se que o autor se preocupa muito com a questão da alienação social presente na sociedade moderna atribuindo á educação cristã uma função de contribuir para revitalização do mundo. Esse “amor pela vida”, segundo o autor, não se resume a vida biológica, mas a inclusão social, a cidadania, o vínculo entre os seres humanos ressaltando que a vida cristã tem como objetivo

Relacionados

  • Groupon
    15225 palavras | 61 páginas
  • Normas ABNT 2015
    26194 palavras | 105 páginas