Resenha COSTUMES E CULTURAS UMA INTRODU O ANTROPOLOGIA MISSION RIA

780 palavras 4 páginas
SEMINÁRIO PRESBITERIANO DO SUL

ÉVERTON RODRIGUES GOMES

RESENHA DA OBRA
COSTUMES E CULTURAS – UMA INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA MISSIONÁRIA

CAMPINAS
2015
BURNS, Bárbara; AZEVEDO, Décio de; CARMINATI, Paulo Barbero F. de. Costumes e Culturas – Uma introdução à antropologia missionária. 3ª ed. São Paulo. Vida Nova, 1995.

Esta obra é baseada e adaptada do livro de Eugene A. Nida, Customs, Culture and Christianity. Devido o altíssimo valor desta obra, Bárbara Burns, Décio de Azevedo e Paulo Barbero, adaptaram-na e modificaram-na para o estudo no Brasil. As mudanças feitas produziram um texto mais prático, sem falar na leitura agradável. Eugene Nida, doutor em Linguística pela Universidade de Michigan, trabalhou em 75 países ao lado de tradutores em textos em mais de duzentos idiomas. Escreveu 22 livros sobre tradução, linguística, antropologia e missões.
Já na introdução, entende-se que a ciência da antropologia social deve ser reconhecida como disciplina essencial no treinamento missionário. Por isso torna-se necessário, ao preparo e treinamento para a obra missionária. E sustenta que o missionário num contexto cultural não se pode usar os próprios “óculos culturais”, mas analisar no povo as razões de sua maneira de pensar, agir e viver.
A proposta da obra é abordar a Antropologia aplicada às ações missionárias de forma prática, e assim oferecendo uma base para os desdobramentos que envolvam encontro de culturas e evangelização.
No primeiro capitulo podemos observar as diversas culturas do mundo, vemos que cada povo tem sua própria ideia a respeito de um assunto qualquer. Cada povo considera sua ideia como universal e a única correta. Recomenda humildade ao procurar compreender um povo com o qual trabalha, falar a língua e evitar todo o escândalo cultural para não fechar a porta.
No segundo capítulo, enfatiza que é importante compreender as razões e atitudes dos outros, bem como das nossas próprias. Expõe o que é cultura e suas

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas