Resenha: conhecimento cientíco e teológico

1519 palavras 7 páginas
CENTRO DE TREINAMENTO MISSIONÁRIO DAS NAÇÕES

“Formando Plantadores de Igrejas Missionárias”

CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

Este trabalho é uma exigência da matéria

Metodologia da Pesquisa Científica

Prof. Valter

Com o seguinte tema:

“CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TEOLÓGICO”

por

Renan Marcel Moreira Martinez

Maio - 2010

1. Introdução

Através do tema: “Conhecimento teológico e científico”, apresento aqui duas opiniões totalmente diferentes a respeito do assunto. A primeira linha de pensamento é do filósofo René Descartes, famoso por dar crédito extremo a razão, “desautorizando” a autoridade divina. A segunda linha é baseada em um artigo de Cláudio Neves, escritor da Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD), o qual apresenta uma série de fatos históricos e científicos que comprovam que a ciência e a Teologia sempre andaram e continuam andando juntas.

2. Conhecimento científico e teológico (René Descartes)

Santo Tomás de Aquino (século XIII), foi o maior teólogo de todos os tempos. Ao descrever o conhecimento teológico em relação ao conhecimento científico e filosófico declarou que os mesmos objetos de estudo podem ser usados tanto para o teólogo quanto para o cientista e o filósofo, como por exemplo: a origem do universo, a origem do ser humano etc. O que difere a Teologia da Filosofia e da ciência são as os princípios subjetivos, os quais para a Filosofia e ciência são calcados na razão pura e natural e na lógica, e para a Teologia na fé, ou melhor descrito, na razão iluminada e elevada pela fé. “A doutrina da fé que é mais perfeita, porque mais semelhante ao conhecimento divino”, escreve Tomás de Aquino na passagem acima.

O conhecimento filosófico e o científico trabalham com fatos concretos, resultados de pesquisa e comprovação, por outro lado, o

Relacionados