Resenha Competing on ANalytics

1504 palavras 7 páginas
FIAP
Faculdade de Tecnologia da Informação
Arquitetura de Soluções ASO12

Competing on Analytics – Harvard Business Review

São Paulo
Nov/2013

Competing on Analytics – Harvard Business Review

Trabalho de Conclusão da Matéria de Gestão Estratégica de Negócios

Prof. Ms. Ana Lucia Rodrigues da Silva

São Paulo
Nov/2013

INTRODUÇÃO

. O tema do trabalho Competing o Analytics é baseado no livro “Harvard Business Review on Aligning Technology with Strategy” (ed. Harvard Business Review). Os tópicos levantados no trabalho tem como objetivo a caracterizar as formas para se conseguir uma vantagem competitiva através da análises de dados pela área de Tecnologia da Informação. Área que caminha a passos rápidos para se tornar uma Commodity.
Explanando a ideia dessa competividade, para extrair de forma sofisticada os dados, análises dos processos, concorrência e competividade analítica além cultura da empresa.
Para concluir, apresentaremos um case de sucesso do Esporte Clube Corinthians, que usa dados para contratação de jogadores para seu departamento de futebol através de análise de dados de mais de 3000 jogadores no mundo todo.

1. Fontes de Força

1.1. A Cultura Certa

A fonte de força cultura certa, tem como necessidade a fácil adaptação a mudanças, sendo maleáveis as alterações do mercado e a concorrência. Em alguns casos, essa força se dá ao feeling, instinto e conhecimento dos gestores, onde decisões estratégicas precisam ser tomadas sem analises profundas, uma vez que não possuem dados e nem tempo hábil para este tipo de analises (Davenport,2006).
O Yahoo passou por alguns testes utilizando disciplinas acadêmicas como engenharia, gestão de qualidade e psicologia para direcionar as lideranças em projetos menores. Estes testes expunham os gestores a diferentes situações de mercado, os tornando mais maleáveis e aptos a tomadas de decisões (Davenport,2006).

Relacionados

  • ANÁLISE PREDITIVA; COM BIG DATA E FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE DADOS EM TEMPO REAL; VIABILIZANDO MAIOR ASSERTIVIDADE NO ATENDIMENTO AOS ANSEIOS DOS CONSUMIDORES VAREJISTAS.
    6529 palavras | 27 páginas
  • Go Forward Plan: Business Intelligence na Continental Airlines
    3062 palavras | 13 páginas
  • Livro Responsabilidade Social
    164085 palavras | 657 páginas