Resenha Como Se Faz Uma Tendencia Juliana Wojciechowski

567 palavras 3 páginas
Tendência de Moda e Ciências Sociais
"Como se faz tendência? O desenvolvimento de um modelo conceitual para a pesquisa prospectiva" (Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica) de Sandra Regina Rech e Amanda
Queiróz Campos, traz, em um resumido mas eficaz artigo, um pouco sobre o complexo e um tanto quanto misterioso universo das tendências de moda. Através de 11 tópicos e um diagrama, as autoras buscam dissecar de forma rápida os aspectos envolvidos no estudo das tendências dando enfoque ao viés social.

O foco principal do artigo, se baseia na chamada pesquisa prospectiva, intimamente ligada a sociologia, aos estudos dos comportamentos sociais. Inicialmente conceituam moda citando diversos autores, mas concluindo que moda está longe de ser um caminho fútil ou superficial, mas sim uma rede complexa de fatores como: economia, histórica, antropologia dentre outros que se traduzem pelo vestuário e como as pessoas reagem a mudança constante destes fatores.
Ao adentrar no campo das tendências, citam que estas funcionam como um espelho do futuro da contemporaneidade. Nada mais são como signos dos modos de vida que refletem projeções apontadas para um futuro específico, ou seja, reflexos do modo de vida das pessoas.
Como diz o autor citado, Lynch(2007), que, desde uma perspectiva antropológica, o vestuário+ aparência+ tendência de moda, resultam das incorporações dos sistemas culturais e seus significados. Por dentro desta complexidade em definir exatamente a tendência, as autoras apontam a teoria fundamentada em dados. Sendo que nela o investigador procura processos que estão acontecendo na cena social, partindo de uma série de hipóteses, que, unidas uma ás outras, podem explicar o fenômeno, analisando-os de forma simultânea a fim de encontrar ali um denominador comum. Através da utilização de um método cientifico, evita-se ao pesquisador se equivocar ao pesquisar e coletar dados, tornando o processo mais imparcial, pois opiniões e gostos próprios são deixados de

Relacionados