Resenha:Como planejar um planejamento?

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
Estágio supervisionado i
aluno: UBIRAJARA XAVIER DE SANTANA
grupo: g-3


RESENHA: Como planejar um planejamento?
A arte de planejar tem raízes desde os primórdios da evolução sociocultural e tecnológica humana. Planejar é transpor ideias e traçar objetivos em busca de soluções satisfatórias para facilitar certas ações.
O artigo “Planejamentoescolar na perspectiva democrática”, descrito pela autora Marta Leandro da Silva, doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"- Campus Araraquara - Área de Política e Gestão da Educação (Políticas Públicas - Gestão da Educação, Avaliação) e bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1993). Com uma abordagem relacionada ao ato deplanejar, que é uma atividade executada pela raça humana, ressaltando a importância de ser agir de uma maneira reflexiva e intencional, pois, quando se planeja realizar qualquer atividade busca-se atingir uma meta/objetivo.
Nas suas considerações argumenta que sobre a evolução histórica do planejamento na sociedade trazendo nomes como Taylor e Fayol, homens importantes no desenvolvimento dasteorias Administrativas, bem como os tipos e a definição das mais variadas formas de planejamento, destacando em especial o Planejamento participativo, demonstrando a importância da participação da comunidade nas decisões de interesse público. Explicita ainda que no âmbito escolar é de suma necessidade e importância à participação do coletivo, bem como incentivar a busca pela identidadeinstitucional.
A autora reflete sobre as questões fundamentais do planejamento em vários países, relata também como o Brasil iniciou as práticas governamentais como ela cita “técnica racionalizada de organização das informações” e como estas transformações repercutiram elaborando e implantando planos e programas setoriais e regionais. Na busca de um planejamento buscou-se criar um tipo deste para cada momentohistórico, adequando-se a necessidade da sociedade, do home, de educação e de projetos direcionados para as escolas e agentes. Ressalta a importância das inovações trazidas pela LDB 9394/96, quando lembra o direito e dever das instituições em elaborar sua proposta pedagógica e sua integração com a comunidade escolar e extra-escolar. Ao delinear o cenário em que o planejamento escolar se insere aautora relata que neste campo há diferentes níveis e aspectos como o planejamento dos sistemas de ensino e suas redes, a organização de cada instituição baseada nas condições ofertadas, o planejamento dos currículos associado a sua organização nos diferentes campos disciplinares e o planejamento realizado pelo docente diariamente, este realizado baseando-se nos conteúdos programáticos e outrosaspectos abordados pela mesma. Nessa perspectiva, afirma que o planejamento tem a finalidade de “fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário ‘amarrar’... prevendo o desenvolvimento da ação no tempo.” (p.11).
Em síntese, podemos afirmar que este artigo é a expressão da sólida fundamentação teórico-metodológica das pesquisas a que se reportam, e também do efetivotrabalho coletivo a que se destinou esta autora. Dessa forma alcança com grande destaque o seu maior objetivo: trazer a importância do planejamento não apenas na prática pedagógica, bem como no cotidiano dos seres humanos, já que o ato de planejar é uma prática exclusivamente do ser humano.
Pelo conteúdo pragmático e pelas importantes contribuições trazidas por Marta Leandro da Silva, o textoPlanejamento Escolar na perspectiva democrática, é recomendado para todas as pessoas que desenvolvem alguma atividade voltada para o ensino, bem como aos professores e estudantes de Pedagogia.
Atualmente, planejamento faz parte da grande maioria das pessoas. Faz parte do vocabulário e do cotidiano, pois desde a dona de casa que planeja mês a mês fazer compras no supermercado e semanalmente a compra na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Escolar Planejar é Preciso e Necessário
  • O projeto curricular e o planejamento de ensino. planejamento: por que e quando planejar. projetos multidisciplinares .
  • Planejar
  • Por que Planejar?
  • Por que Planejar?
  • Planejamento estratégico digital: desafios e oportunidades de planejar a comunicação da marca no ambiente...
  • Planejar
  • Planejar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!