Resenha - Coesão Refencial

340 palavras 2 páginas
FACULDADE DO PANTANAL – FAPAN
ADMINISTRAÇÃO

Discente: Jonathan Douglas
Docente:
Disciplina: Linguagem e comunicação
RESENHA

A Coesão Referencial

O texto a coesão referencial vem retratando o mecanismo da coesão referencial. Classificando coesão referencial como aquele em que o componente da superfície do texto faz remissão a outro elemento nela presente ou inferíveis a partir do universo textual. De acordo com Kallmeyer et al. (1974), a relação de referência não se estabelece apenas entre as formas remissiva e o elemento de referência, mas também entre o conteúdo que envolve.
Para o estudioso Feineman e Veehwege (1991), no processamento textual, há três grandes sistemas de conhecimento: o linguístico, o enciclopédico e o interacional.O linguístico compreende o conhecimento gramático e léxico, sendo responsável pela articulação dos sons e sentidos, a organização do material linguístico.
O conhecimento enciclopédico, ou conhecimento de mundo é aquele que se encontra armazenado na memória ao longo do tempo, também denominado semântico e social. O interacional é o conhecimento das ações verbais, ou seja as formas de interação através da linguagem.Para a produção textual englobar todas as formas de conhecimento, em especial nos estudos sobre a coesão e coerência, uma vez que o locutor faz uso das normas gramaticais a estruturação das frases, sujeito, verbo, predicado; e do conhecimento de mundo para caracterizar suas ideias.
A coesão referencial tem um papel importante dentro da construção textual. O uso das referências possibilita a continuidade do texto sem fazer uso de repetições. Permitindo um texto claramente e bem articulado. Segundo Blikstein as referências não espelham diretamente o mundo real, não são simples rótulos para designar as coisas do mundo. Eles são construídos no interior do próprio discurso, de acordo com nossa percepção de mundo em nossa visão social.

KOCH, IngedoreVilage. A Coesão Textual.
São Paulo: Contexto,2001.

Relacionados

  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas