Resenha Climae Organização do Espaço

669 palavras 3 páginas
SANT'ANNA NETO, João Lima. Clima e Organização do Espaço. Boletim de Geografia, Maringá, n. 1, p.119-130, 1998.

RESENHA ¹
Por:
Jéssica Freitas e Silva ²

João Lima Sant'Anna Neto é geógrafo (formado pela USP) e, professor da UNESP. Grande parte de seus estudos estão voltados para a Climatologia e, atualmente, colabora com pesquisas da área.
O texto de “Clima e Organização do Espaço” aborda o clima como fenômeno gegráfico e como um dos organizadores do espaço.
A preocupação do homem para com os fenômenos atmosféricos não é atual. Desde os primórdios da civilização humana, o interesse do homem pelo clima dar-se-á por intermédio deste como agente nas atividades antrópicas.
As primeiras observações meteorológicas importantes, no séc. V, foram feitas pelos gregos, além da quebra do paradigma do controle do tempo aos deuses. Erastóstenes, Aristarcus, Hipócrates e Aristóteles, são uns dos estudiosos que iniciaram o período científico da climatologia.
Todas as descobertas compreendidas do século XVI ao XIX tentavam explicar o funcionamento da natureza (principalmente os elementros climáticos) como definidor das atitudes do homens, estabelecia-se assim o determinismo geográfico.
Em outra instância, do final do séc. XIX até a Segunda Guerra Mundial, uma época marcada pelo expansionismo territorial e pelo avanço de tecnologias, o determinismo geográfico dá lugar ao determinismo econômico.
Períodos de uma complexa relação entre sociedade e natureza, onde o objetivo era uma disputa sobre quem exercia o domínio sobre a outra, o que, porém, não ocorria, e sim uma relação de ação x reação.
O diagnóstico do clima como um agente de organização no espaço é analisado a partir do grau de desenvolvimento econômico e tecnológico de cada sociedade.
O texto relata a diferença da antiga concepção de estudo do clima que era em parâmetros estáticos para a atual, análises obtidas a partir da dinâmica da atmosfera, como as correntes das massas de ar.
A análise geográfica do

Relacionados