Resenha Cleyse UEA

1154 palavras 5 páginas
CURRÍCULO ESCOLAR

Na aula de Gestão de Currículo, do dia 22, de novembro de 2014, foi abordado o tema sobre a definição de Currículo Escolar, o qual ficou definido que não existe uma definição certa ou mais conhecida ou mais atual, pois ao decidir-se por uma delas está-se definido por uma determinada concepção, que inclui compromissos sociais.
É importante destacar que Currículo Escolar não é sinônimo de Parâmetros Curriculares Nacionais.
Na opinião dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, p. 13) constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisa e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menos contato com a produção pedagógica atual.
Na visão de (VEIGA, p. 7) Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
Em resumo os PCNS são é um conjunto de posições expressas que procuram responder a necessidade o sistema educacional do País, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla.
Quanto o Currículo Escolar é um planejamento que o professor tem que selecionar os estímulos que levarão a criança à atividade, tendo em mente que esta atividade será a responsável pela experiência que se pretende oferecer à criança. Ou seja, o trabalho do professor reside, portanto, basicamente, em selecionar estímulos convenientes.
Assim, o currículo pode ser descrito como um projeto

Relacionados