resenha cinema e escola

Páginas: 3 (708 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
O discurso pedagógico sob a ótica do autoritarismo e da autoria

FEDATTO, Carolina Padilha. MACHADO, Carolina de Paula. O muro, o pátio e o coral ou os sentidos no/do professor In: BOLOGNINI,Carmen Zink. Discurso e ensino: o cinema na escola. São Paulo: Mercado de letras, 2007, pág. 07-15.


No texto de Fedatto e Machado é elucidado sobre o “confronto de sentidos” a que estão sujeitos osalunos e professores no ambiente escolar. As autoras utilizam essa expressão como forma de questionar a realidade da educação, retratando “a escola como uma forma-histórica que institucionaliza arelação da sociedade com o conhecimento e suas formas de repetição”.
Tendo como base esse confronto de sentidos, é possível compreender o real sentido do discurso pedagógico que é produzido e quais ascondições que possibilitam o surgimento desse discurso. Dentro dessa perspectiva discursiva, são destacados dois pontos principais que estabelecem as relações na instituição da escola: o autoritarismo noproceder didático e a possibilidade da autoria por parte do docente e do discente em sala de aula.
Essas duas vertentes do discurso pedagógico são bem retratadas nos filmes Pink Floyd – The Wall- queevidencia as relações de poder em sala de aula, seguindo a linha do autoritarismo, e Sociedade dos Poetas Mortos – que mostra uma certa liberdade na questão da autoria tanto do professor quanto doaluno.
No primeiro filme, a questão da repetição é algo bem marcante no processo de aprendizagem utilizado e é reforçada pelo autoritarismo excessivo empregado pelo professor. Sendo assim, omaterial didático era seguido rigorosamente e o ritmo de ensino - marcado pela repetição - era o mesmo para todos os indivíduos; o sujeito que agia de forma distinta em relação ao sistema de ensino erapunido e ridicularizado pelos demais.
Além disso, o autoritarismo do professor em sala de aula é exposto de modo que “produz um efeito de comparação entre as instituições escola e família”. Fedatto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cinema na escola
  • Cinema na Escola
  • cinema na escola
  • Cinema na Escola
  • A escola no cinema
  • CINEMA NA ESCOLA
  • Cinema na escola
  • cinema na Escola

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!