resenha cinco liçoes sobre psicanalise

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SIGMUND, Freud. Cinco lições de psicanálise. São Paulo: Editora Abril, 1978
Tradução: Durval Marcondes e J. Barbosa Correa

Sigmund Freud nasceu em 1856 na cidade de Freiberg que hoje pertencente a Republica Tcheca, mas logo aos quatro anos se mudou com a família para Viena onde iniciou seus estudos das ciências medicas aos 17 anos iniciando um pouco mais tarde seus trabalhos de pesquisa aindadistantes da psicanálise, posteriormente a isso ele se junta ao laboratório do cientista Ernst Brucke e entra em contato com a linha fisicalista da fisiologia. Após sua uniao à Brucke Freud começa a estudar a histologia do cérebro humano, mas pro problemas financeiros abandona as pesquisas e começa a trabalhar como medico no hospital de Viena, em uma visita à hospital, localizado na França, Freudtoma conhecimento dos trabalhos do psiquiatra chamado Jean-Martin Charcot que estudava a histeria. Um caso dessa mesma patologia também é relatado a Freud por seu colega de faculdade Josef Breuer dando origem posteriormente aos primeiros estudos sobre psicanálise que culminam na publicação em conjunto com Breuer da obra “Estudos Sobre a Histeria” (Studies on Hysteria) a partir da qual sedesenvolve toda sua nova linha de pesquisa da qual surgirão suas mais importantes contribuições para a psicanálise.
A obra Cinco Lições de Psicanálise é resultado de um ciclo de conferencias realizado, na Clark University localizada na cidade de Worcester nos Estados Unidos, por Freud em conjunto com seu colega Carl Gustav Jung que foi posteriormente considerado o fundador da psicologia analítica.Durante tais conferencias Freud procura expor a psicanálise, considerada uma novidade na época, a um publico formado em sua grande parte por estudiosos americanos através de uma analise muito didática da historia do movimento psicanalítico. Como o próprio nome já diz a obra é dividida em cinco lições abordadas que foram abordadas uma a uma em cada conferencias onde os temas são guiados pelo discurso deFreud.
Na primeira lição Freud aborda o surgimento da corrente psicanalítica dando ênfase ao caso relatado a ele pelo Dr. Josef Breuer. A paciente do Dr. Breuer era uma jovem de 21 anos com perturbações físicas e psicologias de certa gravidade. Dentre os sintomas mais notáveis citados por Freud estavam: paralisia das extremidades do lado direito do corpo, perturbações dos movimentos oculares,alterações de visão, tosse nervosa, repugnância aos alimentos e à água e a redução das suas faculdades verbais que quando em estado mais critico chegava a se converter em estado de ausência de sua personalidade. Porém após diagnostico medico verificou-se que esta jovem não possuía distúrbios de ordem orgânica cerebral sendo, então, classificada como histérica. Após a descrição do quadro medico dapaciente de Breuer, Freud discorre a cerca da abordagem feita pelos médicos contemporâneos a ele a respeito de pacientes histéricos, classificando tal abordagem como despreocupada, pois, segundo Freud, os médicos deixavam de dar atenção a tais doentes por considerarem que a histeria não configurava doença grave justamente porque não configurava problema de ordem orgânica. Contudo ao narrar o restodo caso Freud apresenta o tratamento inovador de Breuer, chamado “cura de conversação” (talking cure), através desse tratamento Breuer não só cura a paciente, mas também descobrir a causas dos diversos sintomas, que consistiam em episódios traumáticos da vida da doente. Depois dessa narrativa precursora do movimento psicanalista Freud ainda fala a respeito de suas próprias experiências a respeitodos métodos de Breuer confirmando as teorias desse ultimo.
Em sua segunda conferencia Freud faz analise critica sobre casos e obras derivadas de outros estudiosos para justificar sua divergência em relação aos mesmos. Depois o autor fala a respeito da independência do aparelho psíquico em relação à parte orgânica do corpo embora poção existir reflexos de sintomas do aparelho psíquico no corpo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Cinco lições da psicanálise
  • Resenha: As cinco lições da Psicanálise
  • Cinco lições da psicanalise
  • Cinco lições de psicanalise
  • cinco lições de psicanálise
  • Cinco Lições de Psicanalise
  • Cinco Lições da Psicanálise
  • Cinco lições de psicanálise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!