Resenha "cidadão de papel"

Páginas: 7 (1543 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel. A infância, adolescência e os Direitos Humanos no Brasil.Ática, São Paulo, 2004.


I Do Autor

Gilberto Dimenstein é o jornalista mais premiado do Brasil. Ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos junto com D. Paulo de Evaristo Arns, Prêmio Criança e Paz, do UNICEF, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Maria Moors Cabot da Faculdade de Jornalismo daUniversidade de Colúmbia, em Nova Iorque e com o livro “O Cidadão de Papel”, recebeu o prêmio Jabuti de melhor livro de não-ficção, em 1994.
É colunista da Folha de São Paulo e da rádio CBN, já trabalhou em diversos jornais e, em 2007, foi apontado pela revista Época como uma das cem pessoas mais influentes do país.


II Da Obra

O livro “O Cidadão de Papel” foi escrito por GilbertoDimenstein, publicado pela editora Ática, tem183 páginas, 11 Capítulos e conclusão:

1. As engrenagens do colapso social.
Dimenstein inicia o livro falando sobre o colapso social em que o Brasil se encontra e como esse colapso se constitui. Como as crianças, os adolescentes, a leitura e a violência estão relacionadas a esse colapso.

2. Cidadania
No segundo capítulo Gilberto nos mostra que acrise tem sintomas, que cidadania é o direito de ter direitos, que bebês são assassinados constantemente, muitas vezes pelos próprios pais, que as crianças também têm direitos e qual a ligação entre as drogas e o suicídio.

3. Violência
O terceiro capítulo é sobre o medo da violência, a violência que ocorre dentro da família, a quantidade alarmante de mortes no Brasil, as crianças como vítimasda violência, a violência mostrada no cinema, como os meninos de rua viciam-se em drogas, o preconceito contra infratores, a paz e o preconceito racial.

4. Renda
O capítulo quatro mostra como um mesmo valor em dinheiro causa impactos tão diferentes em classes diferentes, como a pobreza é comum no Brasil, a diferença entre pobres e indigentes, poucos idosos no país, a má distribuição darenda e a sonegação.

5. Mortalidade Infantil
Neste capítulo vemos que, apesar do aumento do PIB, a taxa de mortalidade infantil é enorme, mas pode ser reduzida com educação e vontade política. Vemos também que a mortalidade infantil e os demais índices referentes à infância são o melhor meio para se ter a dimensão entre primeiro e terceiro mundo.

6. População
O capítulo seis mostra aeducação como meio de evitar o aumento desordenado da população e a mortalidade infantil.

7. Desemprego
Capítulo sobre o temor da recessão, inflação, trabalho infantil, ditadura, voto consciente, demagogia e condições das universidades públicas brasileiras.

8. Urbanização
Neste capítulo, o autor fala sobre o inchamento das cidades, por causa da falta de oportunidades no campo, os problemasque esta situação acarreta e as soluções para estes problemas.

9 – Desnutrição
O capítulo nove traz o drama da fome que pode começar antes mesmo do nascimento e a sua colaboração para o aumento da mortalidade infantil.

10 – Meio Ambiente
Neste capitulo o autor demonstra a importância do saneamento básico para a saúde, a importância da coleta de lixo e como fazer isso virar realidade.11 – Educação
O autor mostra a importância que a educação tem na sociedade, na economia, e no crescimento do país.

Conclusão
Gilberto Dimenstein fecha dizendo que temos muitos problemas, mas temos também condições de melhorar. Temos condições de fortalecer essa cidadania tão frágil.


Resenha
A Constituição da República Federativa do Brasil traz em seu artigo 1º inciso II acidadania, mas para que o direito à cidadania seja respeitado é preciso que nenhum cidadão brasileiro passe fome, deixe de ter um trabalho digno, deixe de ter acesso a escolas ou seja discriminado. A nossa Constituição Federal é muito bem formulada e todo o nosso conjunto de normas é muito bom, mas infelizmente, como o livro explicita: a cidadania no Brasil, muitas vezes fica só no papel.
No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o cidadão de papel
  • Resenha do livro o cidadão de papel
  • O cidadão de papel
  • Resenha do livro "O cidadão de papel"
  • O cidadão de papel
  • Resenha Cidadão de Papel
  • Resenha do livro o cidadão de papel
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!