Resenha caso clínico sobre uso de anfetaminas

Páginas: 5 (1161 palavras) Publicado: 2 de junho de 2012
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

THAMIRIS MARINS BASTOS DE AZEVEDO
RA: 201111879 - MÓDULO I
RESENHA I – CASO CLÍNICO C

VOLTA REDONDA
2011
Esta resenha tem como objetivo mostrar o conteúdo aprendido principalmente na semana 7 do módulo I de 2011, no Curso de Graduação em Medicina no Centro Universitário de Volta Redonda –Fundação Oswaldo Aranha. Envolvemos o caso clínico C que retrata o que ocorreu na vida de Fabiano de 41 anos, caminhoneiro, residente de Barra Mansa (RJ), e que recebe R$600,00 por mês.
A vida de caminhoneiro é uma vida de submissão, restrições ao bem estar físico, mental e social que nos leva a concluir que o trabalho é penoso. Ainda por ser submetido a múltiplos fatores de risco já que não se temcomo reduzir as condições inseguras, geradoras de doenças e acidentes na atividade.
Em novembro do ano passado resolveu que aceitaria a proposta de levar uma carga até Natal para aumentar seus ganhos de final de ano, pois andava endividado. Durante sua jornada, para ganhar tempo previu poucas paradas resolvendo fazer o uso de “rebite” para se manter acordado. São chamadas anfetaminas o “rebite”que o caminhoneiro toma para não dormir ao volante, a “bolinha” que deixa o estudante aceso nas vésperas das provas e os comprimidos de ecstasy de que se serve o jovem para varar a noite nas baladas. Anfetaminas são drogas sintéticas que estimulam a atividade do sistema nervoso central, que exercem determinadas ações químicas sobre o cérebro que provocam excitação, insônia e falta de apetite. Asalterações que promovem nos neurotransmissores, chamados dopamina e serotonina tornam os indivíduos mais alertas, mais atentos e também grandes sensações de bem-estar. Sob o efeito dessas drogas, efeito que se mantém por algum tempo, eles acham que conseguem tudo, podem tudo, tornam-se mais falantes e apresentam aparente melhora do desempenho intelectual. Dependendo da droga, sua ação pode duraroito, dez ou até doze horas. Passado o efeito, porém, o indivíduo se sente deprimido, angustiado, como se estivesse descarregado, o que provoca a necessidade de consumir de novo um ou mais comprimidos, ou seja, pode sim causar uma dependência agravando assim seus efeitos colaterais que podem passar a ocorrer ataques de pânico, reação suicida e alguns chegam a desenvolver quadros psicóticos ouparanóides graves.
Na madrugada do terceiro dia, sonolento, não percebeu na estrada a presença de um cavalo e o atropelou. No acidente o caminhão tombou e a carga foi toda perdida e não estava segurada. Fabiano foi atendido no pronto-socorro do pequeno hospital local, que não dispunha nem de aparelho de radiografia.
O médico do hospital local realizou um atendimento primário e observou que Fabianotinha uma escoriação parietal direita indicando traumatismo craniano fechado, ou seja, é um trauma quando não há ferimentos no crânio, ou existe apenas fratura linear que não acarreta desvio na estrutura óssea. Podendo ser subdividido em concussão, aquele que não apresenta lesão macroscópica do cérebro, e traumatismo com lesão do parênquima cerebral onde pode manifestar-se por edema, contusão,laceração ou hemorragia.
Como no pequeno pronto-socorro local não havia muitos recursos o paciente foi transferido para o hospital regional. Chegando lá Fabiano foi submetido a um exame neurológico normal que é responsável por revelar distúrbios do cérebro, dos nervos, dos músculos e da medula espinhal. Os quatro principais componentes de um exame neurológico são:
A Anamnese, que consiste nahistória clínica do paciente no qual é retratado a sua identificação, sua queixa principal, história da doença atual, antecedentes patológicos progressivos, história social e história familiar.
A avaliação do estado mental, que retrata o nível de consciência e cognição dividida em: confusão, com respostas inapropriadas, diminuição da atenção e memória; letargia, sonolência marcada, respostas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso clinico sobre tuberculose
  • Caso clínico sobre hiv
  • Caso Clínico sobre Enfisema
  • Resenha sobre caso de racismo
  • resenha sobre o uso medicinal da maconha
  • Pdf sobre personalidade tipo c
  • Resenha do caso clínico de Freud- Pequeno Hans
  • Resenha sobre o caso dos exploradores de cavernas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!