Resenha: Carlos Giznburg. O extermínio dos judeus e principio da realidade

402 palavras 2 páginas
GIZNZBURG, Carlo. O extermínio dos judeus e principio da realidade. In: MALERBA, Jurandir. A história escrita. São Paulo: Contexto, 2006.

No texto Ginzburg, debate sobre como a história é escrita, o que devemos considerar como história, e como fazer desses fatos história, citando autores como: Hayden White, Giovanni Gentile, entre outros.

Iniciando com o subtítulo “Topos e complôs” relatando o caso dos judeus no medievo, em que devido à desconfiança que sofriam foram culpados pela peste negra, e com isso muitos foram mortos e presos.

Com isso volta-se agora para a Segunda Guerra Mundial, citando a obra “Um Eichaman de papel” de Pierre Vidal-Nequet, que foi dedicado para sua mãe que morreu em Auschiwitz em 1944. O livro que afrontar teses que dizem que os campos de concentração nunca existiram.

Considerando o fato de que os historiadores que escrevem as histórias a partir de um espaço e tempo, entretanto não pode se esquecer da realidade em que vive.

E o que podemos considerar realidade, para Hayden White em Metahistory, a história seria mais artística, ficção, do que uma ciência geral da sociedade, e essa visão da história era contraditória, para muitos historiadores entre eles Benedetto Croce.

Entre White e Croce, estava Giovanni Gentile,o último afirmava que a historiografia que cria a história. Gentile teve uma grande relação com o partido fascismo até seu assassinado em 1944. Era considerado um anti-historicismo devido sua filosofia e o futurismo.

Na perceptiva desses três autores, devemos agora analisar a história, chegando a outro subtítulo do texto Tolerância e Revisionismo. White, afirmar que se deve ter cuidado ao escrever a história, e esquecer os sentimentos, para não cairmos em nossos conceitos e esquecermos os fatos. Voltando agora para a obra de Vidal-Nequet, que relata sobre os campos de concentrações, que para Robert Faurisson, eles nunca existiram, criando assim um impasse, onde está à verdade, e assim os historiadores

Relacionados