RESENHA CAPITULO 5 PAISAGEM E ESPAÇO METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO

495 palavras 2 páginas
SANTOS, Milton. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.

PAISAGEM E ESPAÇO
O espaço é fundamental em qualquer atividade a ser realizada, pois precisamos dele para que ocorra qualquer tipo de interação, todos os espaços são geográficos e são determinados pelo movimento da sociedade.
Segundo Milton Santos, paisagem é tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.
Para analisar o espaço, o resultado é relativo, depende do ponto de vista do observador, a paisagem pode ser vista por vários ângulos e cada olhar com uma visão diferente, tomando assim novas percepções. Como por exemplo, se colocar a mesma fotografia para diversas pessoas analisarem, cada um interpreta com um conceito diferente, pois consigo trazem uma bagagem com experiências.
Ate o fim do século XX, eram relacionados os conceitos de paisagem e região. Vidal de Ia Blache formulou uma teoria “gênero de vida” que dizia que o ser humano se adaptou ao lugar onde vivia, criando uma cultura, costumes, criando técnicas que facilitassem a sobrevivência usando os recursos naturais disponíveis. O tempo mudou e as necessidades do homem também, o que antes era foco hoje é apenas um mero detalhe, moldaram-se novos valores para os elementos e foram incorporadas novas formas de organização no espaço.
Carl Sauer, pai da geografia cultural, discorre em sua perspectiva conceitos sobre a paisagem, como paisagem artificial que sofre no meio a influência do homem de acordo com nível de industrialização como é o exemplo as cidades, e a paisagem natural é aquela que sofreu pouco ou nenhum impacto exercido pelas ações antrópicas.
A paisagem urbana é a mais alterada, pois sofre diversas influências dos processos de desenvolvimento de uma cidade, o crescimento sem planejamento tem como

Relacionados