resenha capitulo 2 e 3 historias das relçaoes internacionais contemporaneas

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Com o surgimento do congresso de Viena,que foi formado com o objetivo de selar a paz e criar estabilidade econômica e política na Europa após os ataques deNapoleão ,cinco estados europeus(Grã-Bretanha,Rússia ,Áustria,Prússia e mais tarde a França) se organizaram de forma diplomática e equilibrada ,a fim de, garantir que nenhuma potência fosse soberanaa outra e formando ,assim, o Concerto Europeu.
A Expansão européia era cada vez maior e se fazia através de acordos,tratados ou intervenções entre os estados.Os demais estados desejavamcopiar os europeus com o intuito de igualar-se a eles. Isso também foi uma forma de dominação européia.
A independência da América latina fez com que surgisse o liberalismo econômico,prática que combatia o mercantilismo.O liberalismo defendia a livre concorrência,lei da oferta e da procura e foi importante tanto para os latino americanos quanto para os europeus, pois trouxe umamaior interdependência e lucros para ambos.
Como forma de Protestar contra o colonialismo europeu, O presidente dos EUA , James Monroe, cria a “Doutrina Monroe”. Esta doutrina empregava osseguintes pensamentos : a não criação de novas colônias nas Américas, a não intervenção nos assuntos internos dos países americanos e a não intervenção dos EUA nos conflitos europeus. A implementaçãoda doutrina ajudou na expansão do território americano.
Após o sucesso do Concerto Europeu, rivalidades entre as potências começaram a surgir e ,consequentemente, guerras começaram aeclodir , como a Guerra da Criméia e a Guerra Autro Prussiana. Desta forma, o equilíbrio se alterou e surgiram outras alianças como,por exemplo, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.
Osistema europeu foi reestruturado com a fundação do Império Alemão,realizada por Bismarck.A Alemanha desse período influenciou fortemente as relações internacionais e levou a diplomacia entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Dos Capitulos 2 E 3
  • Resenha do capítulo 3 do livro economia brasileira contemporânea
  • resenha cap.7 História das Relações Internacionais Contemporâneas
  • Resenha Sociologia das Relaçoes Internacionais
  • Resenha o capital capítulos 1, 2 e 3
  • Resenha do cap. 2 e 3, uma historia social da midia
  • Historia das relações internacionais contemporaneas
  • Resenha: capítulo 3. manual de direito internacional público(accioly, hildebrando)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!