Resenha capitulo 1 - Psicologias - Ana bock

Páginas: 2 (496 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
Atualmente, existem diversos lugares e ocasiões em que encontramos o exercício da psicologia, que por muitas vezes não tem nenhum vinculo a um consultório ou a um psicólogo em sí, a psicologia aquimencionada refere-se à livre aplicação dela em nosso cotidiano, que em sua maioria praticada por leigos, denominada Psicologia do Senso Comum. Pode ser definida superficialmente como teorias que o serhumano cria a respeito de como o homem funciona, baseado no domínio adquirido através da vivência histórica, do conhecimento acumulado pela psicologia científica. Está intrinsicamente ligado aosistema de crenças no meio social e cultural do sujeito, ou seja, é um conhecimento baseado na intuição.
Usamos em nossa realidade cotidiana constantemente o senso comum, seja para confortar um amigo queperdeu alguém querido, seja para buscar as melhores palavras, ambiente e tempo favorável para pedir um aumento ao chefe, ou quando calculamos automaticamente em que momento é possível atravessar apista e em qual velocidade devemos passar, e ainda para usar a “psicologia” para conquistar a garota que deseja, entre outros.
A medida em que o homem foi ocupando cada vez mais espaço na terra ascircunstâncias lhe cobravam adaptações, exigindo um aperfeiçoamento nos não nomeados porém já praticados diversos segmentos da ciência, para encontrar soluções que favorecessem a sobrevivência deles eposteriormente que os proporcionasse uma maior qualidade de vida, seja no âmbito agropecuário, naval ou medicinal.
Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processocumulativo do conhecimento dão uma maior segurança aos posicionamentos e constatações da ciência, e maior veracidade em suas afirmações (isso faz da ciência uma forma de conhecimento que supera o conhecimentosuperficial do senso comum), porém, como característica fundamental destaca-se a objetividade, ou seja, todas as suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para, assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capítulo ii
  • Respostas do capítulo 2 livro psicologias- ana bock
  • Resumo de psicologia- cap 1 ana bock
  • RESUMO CAP 1 E 2
  • Resenha Ana Bock
  • Psicologias Ana bock
  • Fichamento Ana Bock 1
  • Capítulo 1- Bock

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!