Resenha cap5 fund engenharia de petroleo

464 palavras 2 páginas
RESENHA SOBRE AVALIAÇÃO DE FORMAÇÕES

O autor José Eduardo Thomas aborda no capítulo 5 do seu livro intitulado Fundamentos de Engenharia de Petróleo o tema avaliação de formações de maneira simples e objetiva, resumindo em poucas páginas não apenas o conceito da avaliação, mas os processos, perfis e testes realizados na perfilagem de poços e seus objetivos.
No decorrer de sua escrita ele descreve a avaliação de formação como um conjunto de atividades e estudos para definição de uma jazida de petróleo, tanto quantitativa como qualitativamente, baseando-se principalmente na perfilagem a poço aberto, teste de formação e testes de pressão em poço revestido.
Para realizar os testes, é perfurado um poço denominado pioneiro, seguindo estudo de análises sísmicas e geológicas, através do qual vão se obter dados que vão permitir mensurar a extensão da jazida, bem como sua localização, e capacidade produtiva do poço segundo viabilidade técnica e interesses econômicos. A partir dos resultados é definido se inicia-se a exploração ou abandono.
Para caracterizar o perfil de um poço, ele é estudado observando algumas características e propriedades das rochas perfuradas, como dados de resistividade elétrica, potencial eletroquímico natural, tempo de trânsito de ondas mecânicas, radiotividade natural ou induzida, dentre outros. É levantado também pelo autor a relação entre resistividade e porosidade como inversamente proporcionais com exemplos práticos e equações simples como a , onde a resistividade aumenta a medida que a

porosidade diminui.
Os tipos de perfis caracterizam uma análise da rocha e da porosidade de maneira a classificar os métodos como potencial espontâneo, que permite detectar camadas permoporosas e argilosidade das rochas por diferença de potencial em eletrodos na superfície e fundo do poço. O de raios gama que calcula a argilosidade e volume de argilas segundo análise de emissões radioativas de raios gama das formações. Por

Relacionados