Resenha Cap1 Benedito Gomes Bezerra Sociolinguistica

458 palavras 2 páginas
Resenha

BEZERRA, Benedito Gomes. Letras: Sociolinguística: Apresentando a Sociolinguística – Conceitos e Definições. Recife, UPE/NEAD,2011.

O professor Benedito Gomes Bezerra através do livro Letras, sociolinguística; especificamente no capítulo 1, apresenta a sociolinguística, seus conceitos e definições, também expondo de forma objetiva sua origem.
Tem-se como uma grande inovação a publicação do curso de linguística geral de Saussure, quando referido aos estudos acerca da língua. Nos anos 60, houve um destaque para os estudos de Labov, destacando a relação da língua com a sociedade.
Um dos primeiros anunciantes desse campo, sendo considerado o precursor da linguística é o francês Antoine Meillet, conhecido como discípulo de Saussure, considerava a língua como um fato social, e insistia no caráter social da linguagem, resumidamente é percebido que os impulsos em direção à sociolinguística são tão antigos quanto à própria linguística Saussuriana. Porém o nome que veio a se destacar foi o de Labov, tornando-se o pai da sociolinguística, através dele, o tema da variação linguística entrou na ordem do dia dos pesquisadores e, hoje, figura como um dos aspectos mais importantes recomendados pelos PCN para o ensino de língua portuguesa em nosso país, sendo também valorizado no mundo inteiro.
O central interesse da sociolinguística é a variação e as relações geradas a partir dela que fatores são importantes para que ocorra a variação. Mollica (2008, p.10) cita que o “contato entre as línguas, questões relativas ao surgimento e extinção linguística, multilinguíssimo, variação e mudança” são acontecimentos ligados aos estudos da sociolinguística.
Pode-se destacar algumas ideias presentes no estudo da sociolinguística que quando não bem assimilados, correm o risco de serem confundidos; variação, é o fenômeno no qual todas as línguas estão inseridas de existências de diversas formas para dizermos a

Relacionados