Resenha cap 14 do livro HITCHCOCK/TRUFFAUT

1134 palavras 5 páginas
O cap. 14 do livro HITCHCOCK/TRUFFAUT – ENTREVISTAS nos revela aspectos importantes e curiosidades sobre o filme “Os Pássaros”, revelando alguns pontos importantes que nos mostram como a mente brilhante de Alfred Hitchcock funcionava.
Hitchcock começa nos revelando que seu interesse inicial em produzir este filme foi justamente o fato de serem pássaros comuns, aves do dia a dia que atacam as pessoas, ele diz que não teria feito o filme se se tratasse de abutres ou aves de rapina, entendem este estado de espírito? Truffaut diz que após ele ter mostrado pássaros amáveis que arrancam os olhos dos homens, precisa agora fazer uma história de flores cujo perfume envenenem as pessoas e Hitchcock sabiamente diz que não, que deve mostrar as flores que comem os homens, o que é belo apenas esteticamente.

Um breve comentário sobre substituir bombas atômicas por pássaros em, o que seria, uma outra forma de representar o fim do mundo nos faz pensar que antes mesmo dos homens acabarem uns com os outros a própria natureza se revelaria selvagemente, nos atacando e assim iniciando um apocalipse contra nós, humanos. Porém em nenhum momento o diretor nos da uma justificativa para a agressão dos pássaros, o filme é claramente uma especulação, uma fantasia e era assim mesmo que ele via as coisas. De fato, quando ele filmou em Bodega Bay se inspirou em uma história verídica do local onde, corvos atacaram ovelhas para filmar a cena onde o fazendeiro tem seus olhos arrancados por pássaros. Durante as filmagens Hitchcock e sua equipe reconstruíram as moradias do local, preservando o aspecto histórico do lugar.
Hitchcock nos revela que era um diretor que gostava de desafiar o público. As pessoas assistiam a seus filmes sempre tentando adivinhar qual seria a cena seguinte, queriam ser mais espertas que o diretor pensando que as cenas eram previsíveis, porém em “Os Pássaros” agiu de forma que o público nunca pudesse adivinhar qual seria a cena seguinte. Apesar do filme se tratar de

Relacionados

  • Cultura Audiovisual
    149775 palavras | 600 páginas