Resenha Cap.1 e 2 - O Capital, livro.1

Páginas: 2 (414 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
Inicialmente é importante salientar que, ainda que todo trabalho produza valor de uso (sendo este trans-histórico), não é qualquer trabalho que gera valor. O valor é uma relação social de produção,existente somente em uma sociedade mercantil, e o valor de uma mercadoria está diretamente associado a seu poder de compra. Ou seja, o valor só existe se for socialmente reconhecido. Portanto, se todoproduto independente for reconhecido socialmente, todos os produtos são mercadorias, e toda mercadoria possui valor.
O valor reflete as condições sociais de produção, e a sua medida, para Marx seexpressa pelo tempo de trabalho socialmente necessário para se produzir um bem. O tempo de trabalho exigido para a produção, em média, de unidade de um determinado valor de uso, dadas a produtividade dotrabalho e a intensidade do trabalho (dada a técnica, as condições de produção). A produção do valor de uso é, então, um veículo para a produção do valor, do poder de compra.
O produtor estáinteressado em produzir o que gerará poder de compra. O trabalho validado pela troca gera valor (direito sobre a riqueza social). O ato da troca se entende quando o outro reconhece o valor social doprodutor, o valor de uso. Desse modo o produtor independente produz valor de uso para obter direito sobre essa riqueza social (poder de compra, valor).
As mercadorias se apresentam em formas relativas eequivalentes de valor, de tal modo que uma mercadoria sempre estará na forma relativa do valor, e a outra, por outro lado, sempre se apresentará na forma equivalente. Cada mercadoria particular podeexpressar seu valor no corpo de todas as demais mercadorias. Por exemplo: tem-se um produtor de arroz. O arroz não possui valores diferentes, mas maneiras diferentes de expressar o mesmo valor. De modoque 1 kg de feijão possa equivaler a 2 kg de arroz, ou 4 kg de batata possam equivaler a 1 kg de arroz. O valor do arroz ou de qualquer mercadoria só irá mudar se mudarem as condições de produção....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do livro cidadania no brasil cap. 1 e 2
  • RESENHA 2 CAP 1
  • Resenha 1 dos Cap. 1 e 2 do Livro de Finanças Públicas
  • resenha didatica cap 1 e 2
  • Resenha
  • RESENHA CRITICA DO LIVRO 1 E 2
  • resenha critica do livro desenho ambiental cap 1 e 2
  • RESENHA DOS CAP 1 E 2 DA LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!