RESENHA CAP 1 DO LIVRO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO CHIAVENATO

1539 palavras 7 páginas
RESENHA DO CAPÍTULO 1 DO LIVRO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (CHIAVENATO)

O mundo hoje é praticamente inteiramente globalizado e institucionalizado em organizações, estas controlam atividades de produção de bens e prestação de serviços à sociedade.
Há uma íntima ligação entre pessoas e organizações, visto que as pessoas necessitam dos produtos e serviços das organizações e as organizações precisam do trabalho das pessoas, basicamente. As organizações em amplo senso classificam-se em dois grandes grupos: As organizações lucrativas – empresas, por exemplo, e as organizações não lucrativas – ONGs, por exemplo.
A teoria organizacional é de fato a matéria que estuda as organizações, segundo Chiavenato “é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral”.
Em relação a quem administra essas organizações, Chiavenato pontua sobre os Administradores profissionais, demonstrando que quanto maior o porte de uma empresa, mais ela requer uma administração bem estruturada com um aparato de pessoas ocupando diferentes níveis hierárquicos, logo funções distintas também.
A administração tem como pilares o planejamento, estruturação, direção e o controle de todas as atividades de uma organização, e se divide em alguns ramos: Administração de produção, Administração de finanças, Administração de recursos humanos, Administração de marketing e Administração geral.
O autor em sua obra, faz uma analogia da administração de uma empresa a uma pessoa, mostrando que cada uma tem suas peculiaridades e é única, exemplificando, cada uma possui seu ramo de atuação, dirigentes e funcionários, clientes, marketing, problemas etc. A partir desta comparação, o autor reitera sua colocação mostrando que cada organização, por possuir suas minuciosas peculiaridades, deve ser gerida por determinadas estratégias em cada caso.
A figura centralizada na ação destes princípios administrativos é o Executivo. Este executa a administração de uma organização e para

Relacionados

  • cortella
    61496 palavras | 246 páginas