Resenha Cap 04 Abordagem Metodol Gica Para A Concep O E A Implementa O De Sistemas De Gest O De Pessoas

1340 palavras 6 páginas
RECURSOS HUMANOS PROFESSORA ANA M. PONCE 06/05/2011
Resenha: Abordagem Metodológica para a Concepção e a Implementação de Sistemas de Gestão de Pessoas.
Dutra. Joel Souza. Competências. Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo. Editora Atlas.2009.
1. INFORMAÇÕES E PRINCIPAIS OBRAS SOBRE O AUTOR
Joel Souza Dutra é professor doutor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP, onde ministram cursos de graduação e pós-graduação, com mestrado na Fundação Getúlio Vargas e doutorado na FEA-USP. É coordenador do curso MBA/RH e vicecoordenador do Programa de Gestão de Pessoas – Progep/ FEA-USP. Atua como administrador em níveis gerenciais e diretivos nas áreas de organização e de recursos humanos em empresas industriais de grande porte no sector metalúrgico e de informática. Atuou como consultor, coordenando projetos nas áreas de planejamento estratégico, estrutura e desenvolvimento organizacional e sistemas de gestão de Recursos Humanos. É diretor instituidor da Fischer & Dutra Gestão Organizacional S/C Ltda. e supervisor de projetos de pesquisa, consultoria e treinamento da Fundação Instituto de Administração da FEA-USP. Supervisionou projetos de capacitação para o Grupo Abril, Unibanco, FMC e Brasilprev..
RESENHA
O autor descreve neste Capítulo 4, que o processo em questão é muito importante, pois depende do grau de participação o envolvimento das pessoas e dos gestores, para criar-se uma credibilidade e legitimidade e mostrar ser a mais adequada – juntamente, o consultor deve ter uma cumplicidade com a empresa durante esse processo de transformação e integração. Estes processos de gestão de pessoas são adequadamente essenciais para suprir as necessidades da empresa. Já 75 das empresas que adotaram e implementaram o sistema utilizando esses conceitos, evoluíram e asseguraram sua efetividade destacando o aprendizado. A concepção deve ser coletiva, e por outro lado, o sistema só será efetivo na

Relacionados