Resenha capítulos 1,2,3 e 4 Projeto de Produto

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Capitulo 1

Com a Globalização, a pressão competitiva cresceu muito exigindo das empresas uma visão mais ampla do mercado, com isso a inovação tem sido um ingrediente vital para o sucesso do negócio, que agora não compete somente com empresas nacionais e sim com franquias que se espalham os produtos por todo o mundo. Outro fator que merece destaque é a vida média dos produtos que se tornoumais curta, exigindo das empresas um desenvolvimento e lançamento cada vez mais rápido de seus produtos. As novas tecnologias como o CAD têm sido uma ferramenta indispensável para aqueles que querem se manter vivo no mercado.
O desenvolvimento completo de um produto não garante por si só o seu sucesso, pois dados mostram que a cada 10 novas idéias, 3 serão desenvolvidas, 1,3 serão lançadas nomercado e apenas 1 obterá o sucesso esperado.
A gerência de risco é um fator fundamental para o sucesso de um novo produto, ela aborda duas situações: Estabelecimento de metas, onde são observados se os objetivos propostos são bem aceitos pelos consumidores e se possui um custo aceitável. O processo de desenvolvimento de produto deve contemplar diversos interesses e habilidades dos diversosenvolvidos (consumidores, vendedores, engenheiros, designer, empresários). Por isso a atividade de desenvolvimento de um novo produto não é simples pois utiliza métodos sistemáticos que exigem uma abordagem interdisciplinar, forçando os profissionais a se tornarem polivalentes.

Capitulo 2

Diversos estudos realizados na Inglaterra, EUA e Canadá abordaram cerca de 14.000 novos produtos emcerca de 1.000 empresas, onde alguns representaram sucesso e outros fracassos, estudando foi possível identificar alguns fatores-chaves relacionados ao desenvolvimento de produtos. São eles:
Orientação para o mercado: A forte orientação para o mercado representa 5x mais chances de sucesso, é considerada a mais importante por estudar como o produto pode ter diferenciação em relação aosconcorrentes, apresentando características valorizadas pelo consumidor, outro fator extremamente importante é antecipar o lançamento, ganhando um tempo precioso antes da chegada dos concorrentes.
Planejamento e especificação: Foi mostrado também que quando eram submetidos a estudos de variabilidade técnica e econômica antes do seu desenvolvimento, tinham 2,4 mais chances de sucesso. Viablidade técnicaabrange disponibilidade de materiais, componentes, processos produtivos e mão de obra qualificada, enquanto a viabilidade econômica refere-se às necessidades de investimento, custos e retorno de capitais.
Fatores internos à empresa: Relacionado ao entrosamento dos diversos setores da empresa em todas as fases do desenvolvimento de novos produtos (Engenharia Simultânea), representando cercade 2,5x chances de sucesso de novos produtos.
O Funil de Decisões é uma ferramenta de tomada de decisões, onde são visualizadas as variações do risco e incerteza ao longo do processo de desenvolvimento de um novo produto. À medida em que o processo vai avançando no funil de decisões, o risco vai diminuindo, a incerteza vai desaparencendo enquanto que o custo do projeto de desenvolvimento vaicrescendo até o seu estágio final.
As atividades desenvolvidas não seguem uma linha reta, pois são realizados avanços e retornos porque uma decisão tomada em uma etapa pode afetar a alternativa anteriormente adotada, criando assim uma reciclagem das atividades do projeto, que melhoram o produto e o seu conceito vai ficando cada vez mais claro, além de permitir enxergar oportunidades eproblemas que passam despercebidos.
Quando comparada às atividades industriais e administrativas, aplicar um controle de qualidade no desenvolvimento de produto não é uma tarefa fácil, pois não se pode especificar exatamente como será o novo produto. Para vencer essa dificuldade é necessário recorrer ao PDCA. À medida que o desenvolvimento avança, os controles de qualidade podem se tornar mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo dos capitulos 1,2,3 e 4
  • Capitulo 4
  • resenha O Capital
  • GESTÃO DE PROJETOS
  • Resenha 4 capitulo desenvolvimento humano
  • Resenha fundamentos da arquitetura
  • Resenha Capítulo 4 de "Acesso à Justiça"
  • Relatório do 1,2,3 e 4 capitulo do Livro "Descobrindo a História da Arte" de Graça Proença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!