Resenha Capítulo 2 e 3 do livro " OS ECONOMISTAS- A TEORIA GERAL DO EMPREGO, DO JURO E DA MOEDA" de John Maynard Keynes.

Páginas: 4 (990 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014
Resenha Capítulo 2 e 3 do livro " OS ECONOMISTAS- A TEORIA GERAL DO EMPREGO, DO JURO E DA MOEDA" de John Maynard Keynes.

Keynes exemplifica e analisa profundamente o empregona economia, ele destrincha e sintetiza ideias relevantes e que anteriormente não haviam sido abordadas ou aprofundadas, como citado na passagem " Não quero dizer que o assunto tenha sido descuidado,mas que a teoria fundamental subjacente foi julgada tão simples e óbvia que foi, quando muito, objeto de menção superficial."Os Clássicos acreditavam no pleno emprego, Keynes discordava.
Cap.2
Ateoria dos clássicos tinha como fundamentos dois postulados:
I- O salário é igual ao produto marginal do trabalho, quer dizer que o salário de um trabalhador é igual ao valor de um trabalhadorretirado ou fora do mercado de trabalho.
II- A utilidade do salário quando se emprega determinado volume de trabalho é igual a desutilidade marginal desse mesmo volume de emprego.
A utilidade dosalário seria igual a quantidade de pessoas que não querem trabalhar pelo salário ofertado, seria os desempregados friccionais, os quais procuram melhores condições de trabalho, no mesmo postulado pode serinferido o desemprego voluntário, o qual a pessoa não aceita por motivos pessoais em geral.
No 1º postulado o volume de emprego é fixado pelo ponto em que a utilidade iguala a desutilidade do empregomarginal. Como consequência disso Keynes cita meios para aumentar o emprego.
A escola clássica explica pelo 2º postulado a quantidade de trabalho procurado pelo salário nominal vigente, isso sedeve a satisfação ou não que o salário oferece. Um acordo dos empregados com os empregadores para não diminuir o salário nominal vigente aumentaria o volume de emprego atendido, o desemprego nessasituação seria voluntário, em virtude dos contratos, etc.
Keynes faz observações sobre o 2º postulado, revelando que as pessoas não reagem de forma igual sobre diminuição do salário nominal e real, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resudo do capítulo 5 (expectativa quanto ao produto determinante e emprego) do livro a teoria geral do emprego,...
  • Motivos que levaram keynes a grande obra teoria geral do emprego, do juro e da moeda
  • Ficha de estudos sobre o capítulo ii do livro teoria geral, de john maynard keynes
  • Resenha: A teoria Geral do Emprego
  • Economia: a teoria geral do emprego, do juro e da moeda, capítulo 6
  • John Maynard Keynes Reformador do Capitalismo, capitulo 7 dos grandes ECONOMISTAS
  • Resumo Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda
  • Teoria Geral do Juro e da Moeda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!