Resenha: Brasil Negativado, Brasil Invertebrado Legado dos governos do PT

896 palavras 4 páginas
Resenha: Brasil Negativado, Brasil Invertebrado
Legado dos governos do PT
Autor: Reinaldo Gonçalves
28 fevereiro 2013

Introdução
Há um tempo, especificamente há 10 anos, iniciou o governo do PT, antes com Lula e atualmente e sua sucessora Dilma, o qual deu seguimento a politica econômica de seu sucessor.
O Brasil tornou-se ainda mais negativado e invertebrado, pois é visto com clareza o fraco desempenho marcado por esse legado na dimensão econômica, que vem acompanhado pela crescente vulnerabilidade externa estrutural, a ausência de mudanças ou de reformas que sejam eixos estruturantes do desenvolvimento de longo prazo, fora a deterioração da sociedade e de sua ética, e a não menos esperada ou a mais óbvia e de costume, do sistema político corrupto.
A “negatividade” é informada por indicadores de desempenho da economia brasileira que envolve o país, as empresas e as famílias. O “invertebramento” envolve a estrutura econômica, o processo social, as relações políticas e os arranjos institucionais.
Fatos ocorridos nos governos petistas pela implementação de um modelo de desenvolvimento, o Modelo Liberal Periférico (MLP) aprofundado em 2003, e na execução de determinadas políticas.

Desenvolvimento
A começar pelo país, avaliando seu crescimento de renda, conclui-se que pelo crescimento médio real do PIB brasileiro o resultado é claramente negativo, fraco desempenho pelo padrão histórico brasileiro e pelo atual padrão internacional, o que está diretamente associado às baixas taxas de investimento.
Podemos ver muitos indicadores de desempenho econômico no Brasil Negativado, como um muito importante, a inflação, o qual se pode dizer como a única em nível alto, sendo maior do que a média das taxas de outros países. Já nas contas externas seu saldo do balanço de pagamentos obteve uma baixa totalmente aparente, podendo crescer cada vez mais. Um desequilíbrio de estoque no investimento internacional, com muita entrada e pouca saída, expressando assim nossa

Relacionados

  • Resenha do tema
    423 palavras | 2 páginas
  • Trabalho Brasil Negativado
    718 palavras | 3 páginas