Resenha bordignon, genuíno, gestão democrática da escola cidadã

1157 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

UNIGRANRIO

FABIANA BARBOSA

GESTÃO EDUCACIONAL

Trabalho apresentado à professora Maria Luiza da disciplina Gestão educacional do curso de Pedagogia da Universidade Unigranrio

Duque de Caxias

2012

BORDIGNON, Genuíno, Gestão Democrática da Escola Cidadã. in: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs). Ensino Médio: Ciência, Cultura e Trabalho, Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.

Fabiana Barbosa

Genuíno Bordignon é Graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela UNIJUI. Especialização em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais pela IESAE/FGV. Mestre em Educação – Adm. de Sistemas Educacionais pela FGV/IESAE. Presidente da Comissão de Educação Superior; Membro efetivo da Câmara de Educação Básica e da Câmara de Planejamento e Legislação e Normas; Membro suplente da Câmara de Educação Profissional.

O texto que ora resenhamos vem aprimorar as discussões a cerca da democratização nas Escolas Públicas. O autor tem como ideia principal provocar uma reflexão sobre o principio constitucional da Gestão democrática na Escola pública. A obra esta estruturada em cinco tópicos.

No primeiro tópico o Autor fala sobre o princípio da Gestão democrática no ensino público que se deu pela Constituição de 1988, remetendo a Lei a sua regulamentação, porém a LDB (Lei º: 9.394/96) remete aos sistemas de ensino a definição das “normas de Gestão democrática no ensino público na educação básica”, considerando a garantia de “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola” e a “ participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes” (arts. 3º e 14). Entendemos que o envolvimento e participação do profissional de educação na elaboração do projeto

Relacionados

  • Resenha sobre gestão
    1087 palavras | 5 páginas
  • Gestão Escolar
    116226 palavras | 465 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas