Resenha balanço do neoliberalismo perry anderson

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 26 de maio de 2012
Resenha:
Perry Anderson

Balanço do Neoliberalismo




Balanço do Neoliberalismo

No texto o autor começa definindo as origens do Neoliberalismo, fala sobre o seu nascimento logo após da segunda guerra mundial na região da Europa e da América do Norte, a ideia do autor é apresentar uma retrospectiva histórica sobre as perspectiva neoliberal demonstrando que esta se trata de umamera volta ao liberalismo clássico, mas possui uma estruturação própria e responde a interesses específicos de um momento da organização capitalista.

Anderson situa o nascimento da proposta nas teses contra o Estado de bem-estar social, nos anos 40 Demonstra que, ideologicamente, as teses neoliberais não foram imediatamente absorvidas em decorrência do contexto econômico ainda serfavorável ao crescimento capitalista, mas quando este entre em crise na década de 70 o ideário começa a ganhar força.

Perry resume com exatidão que a intenção é mesmo tirar o estado de toda e qualquer função econômica, inclusive reguladora. Segundo, Hayek deu início ao Neoliberalismo com uma reunião em Mont Pèlein, Hayek convoca intelectuais contrários ao Estado do bem-estar e funda a Sociedadede Mont Pélerin, cujo propósito era combater o keynesianismo e o solidarismo, além de propor as bases do que seria o capitalismo futuro, livre de regras. No qual participaram o já citado Popper, o economista Milton Friedman, Lioenel Robbins, Ludwig Von Misses, Walter Eupken, Walter Lipman, Michael Polany, Salvador de Madariaga, entre outros pensadores de diversas áreas, que tinham em comum odesejo de evitar regimes de governo, políticas governamentais e mesmo formas de sociedade que permitissem qualquer limitação à liberdade que não tivesse relação direta com a segurança pessoal.

Estes Neoliberais chegam mesmo a criticar o Keynesianismo, doutrina que prega a intervenção estatal na economia em épocas de crise, devendo o Estado, nos períodos de calmaria, montar mecanismos queassegurem a travessia estável pelas turbulências inevitáveis da economia. Méritos à parte, dizer que o Keynesianismo é uma afronta à liberdade do mercado é um exagero.

De acordo com o Anderson, foi depois da crise do modelo econômico do pós-guerra, ocorrida em 1973, que levou o mundo todo a uma depressão econômica devastadora, que os programas Neoliberais implantaram-se nas mais diversaseconomias e governos. Crise de 1973: questionamento do modelo econômico do pós-guerra. Baixas taxas de crescimento e alta inflação.

Segundo os neoliberais, raízes da crise seria o Poder excessivo e nefasto dos sindicatos; e Movimento operário, que corroia a base da acumulação de capital com pressão por maiores salários e pelo aumento dos gastos sociais por parte do Estado.

E asolução seria um estado forte, mas no sentido de combater os sindicatos e do controle do dinheiro; e fraco nas intervenções e nos gastos sociais. Mas surgiria, então, uma nova desigualdade, que dinamizaria as economias avançadas, e o crescimento retornaria assim que a estabilidade monetária e os incentivos fossem restituídos.

As idéias Neoliberais foram implantadas nos governos, emespecial dos países ditos desenvolvidos, com raras exceções, tendo como seus maiores nomes a Primeira Ministra inglesa Margaret Tatcher e o presidente norte-americano Ronald Reagan, citando-se ainda Helmut Kohl na Alemanha. Apenas em 1979, na Inglaterra, com o governo Thatcher que o neoliberalismo foi publicamente adotado como prática Segue em onda neoliberal: Reagan (EUA – 1990), Khol (Alemanha –1992), Schluter (Dinamarca – 1983), e quase todos os países do norte da Europa ocidental. Com a entrada do poder foram adotadas medidas neoliberais Inglaterra: neoliberalismo mais puro; EUA: viés político – competição militar com a URSS; Europa continental: tradição católica. No Sul da Europa, certa resistência inicial às práticas neoliberais. Eleição de presidentes à esquerda na França, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanço do neoliberalismo perry anderson
  • Resumo
  • ANÁLISE E COMENTÁRIO DO TEXTO “BALANÇO DO NEOLIBERALISMO”, DE PERRY ANDERSON
  • Anderson, Pery
  • O Balanço do Neoliberalsimo . ANDERSON, Perry (Resumo)
  • Resenha: O Brasil de Lula
  • perry anderson
  • perry anderson

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!