Resenha ATKINSON. R.L. Introdução à Psicologia. Porto Alegre: ARTMED, 1995. CAP. 1

1351 palavras 6 páginas
UNINCOR
Curso: Psicologia – 1º Período 2012/1
Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão
Professora: Gleicimara Araújo Queiroz

Aluno: Márcio José Vieira de Carvalho

RESENHA

ATKINSON. R.L. Introdução à Psicologia. Porto Alegre: ARTMED, 1995. CAP. 1

A psicologia esta presente em todos os aspectos de nossa vida, bem como, interfere nas ações físicas (biológicas), culturais, sociais e psicológicas de um individuo. Sendo assim, a psicologia é definida como o estudo científico do comportamento e processos mentais. Para facilitar a compreensão desta complexa estrutura da esfera psicológica, foram apresentados 5 exemplos de problemas específicos a serem considerados: A vida com um cérebro dividido, medo condicionado, amnésia para a infância, obesidade e expressão de agressividade.

A VIDA COM UM CÉREBRO DIVIDIDO

O cérebro humano é dividido em hemisfério esquerdo e hemisfério direito, e cada setor do mesmo, é responsável por uma ou mais atividades especificas. Normalmente os dois hemisférios são ligados por uma faixa de fibras neurais. Quando cirurgicamente (e obviamente necessário) essa conexão é rompida o individuo passa a ter experiências perceptuais e conscientes incomuns. Ex: Uma pessoa com o cérebro dividido identifica corretamente um objeto pelo toque com a mão esquerda quando o nome do objeto é apresentado visualmente de forma rápida para o hemisfério direito, porem, não consegue dar nome ao objeto ou descrever o que fez.

MEDO CONDICIONADO

Ocorre, quando o organismo passa a temer algo ou situação que lhe causou medo em algum momento passado. Ex: Os ratos que recebiam uma pequena descarga de energia vindas do piso e reagiam agachando e defecando, e sempre antes disso ocorrer, era acionada uma campainha. Notou-se que depois de algum tempo, apos soar a campainha os ratos apresentavam as mesmas reações, sem necessariamente, receberem o choque elétrico.

AMNESIA PARA A INFANCIA

A maioria de nos não consegue se lembrar dos

Relacionados

  • resumos do i encontro de monitoria
    14095 palavras | 57 páginas