Resenha as veias abertas da américa latina

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
Trabalho escrito sobre o livro "As veias abertas da América Latina", de Eduardo Galeano.

O livro "As veias abertas da América Latina", do uruguaio Eduardo Galeano, é leitura obrigatória para quem quer entender mais sobre o processo de colonização, industrialização e socio-cultural da América Latina. Contudo, o texto pode parecer tendencioso e até um pouco rancoroso - o que gera a necessidadede um olhar crítico durante a leitura. Escrito em 1970 e com atualizações em 1997 e 2010, quando o autor acrescentou informações que enriquecem ainda mais o livro, ele conta a história da América Latina, desde sua colonização até sua industrialização sob os olhos e as garras do mercado externo.
"O autor lamenta que o livro não tenha perdido atualidade." Assim Galeano começa o prefácio da ediçãode 2010. A seguir, nas quase 400 páginas, o autor conta como a América Latina ainda sofre com o seu processo de colonização de exploração. Assim que seus países conquistaram suas respectivas independências, se tornaram dependentes do livre-câmbio e da grande potência econômica da época: a Inglaterra. Se antes os países latino-americanos exportavam suas matérias-primas para a colônia, agora setornam escravos do desenvolvimento da Europa. Ouro, prata, algodão, cana-de-açúcar, tudo era exportado e quase nada era reinvestido em terras americanas. O Brasil, exemplifica o autor, se torna serviçal da Inglaterra no momento em que esta ajuda na vinda fugida da Coroa Portuguesa.
As colônias ibéricas tinham suas estruturas econômicas subordinadas ao mercado externo. E os países em desenvolvimentosofrem duplamente. Primeiro porque toda a sua riqueza é explorada e fica então desprovido de recursos. Depois, precisa entrar num mercado e competir com países muito mais avançados na indústria. Os mercados coloniais eram apenas apêndices do mercado interno capitalista. Assim, quando estavam supostamente "livres" para se desenvolverem, estavam tão destruídos e tão dependentes desse mercadoexterno que não podiam fazê-lo sem ele. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra não tinha condições de manter a antiga forma de comércio com a América Latina tão forte, então o posto foi passado aos Estados Unidos da América, que dominaram sem piedade as economias de seu continente.
Para Galeano, o extermínio praticado por espanhóis e portugueses aos indígenas no processo de conquista ecolonização da América Latina marcou profundamente o continente; o tipo de colonização implantado acabou por definir a condição de dependência e subdesenvolvimento dos países latino-americanos. E no decorrer dos anos, a condição de subordinação destes países não se alterou, mudaram apenas os países aos quais se achavam “tutelados”.
Por muito tempo o açúcar foi o produto mais comercializado na AméricaLatina. Sua produção unia mercantilismo, feudalismo e escravatura, e a estrutura de latifúndio é um dos pontos responsáveis pelo estrangulamento da economia latina nos dias de hoje. O resultado disso é a cultura da pobreza e a economia de subsistência. O açúcar proveniente da América Latina acarretou grande acumulação de capital pelos europeus e até pelos Estados Unidos. A pior parte de toda acolonização é o fato de, depois de dizimarem populações e explorarem tudo o que as terras tinham para oferecer, os colonizadores simplesmente as abandonavam. Em ruínas e cheia de corpos de inocentes.
Galeano conta a história do único país da América Latina que conseguiu, no século XIX, se desenvolver sem se apoiar em capital estrangeiro: o Paraguai. Sob a ditadura de Gaspar Rodríguez de Francia(1814- 1840), o isolado Paraguai teve que desenvolver sua economia de forma autônoma e sustentada. O Estado onipotente ocupava o lugar de uma burguesia nacional que não existia, na tarefa de organizar a nação e orientar seus recursos e seu destino. Obviamente, a Inglaterra não ficou feliz, principalmente pelo exemplo que este país poderia servir aos outros. Assim, embora não tenha participado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Veias abertas da américa latina
  • Resenha: As veias abertas da America Latina
  • Resenha
  • Resenha As veias abertas da América Latina
  • Resenha Veias Abertas da América Latina
  • as veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da América Latina
  • Resenha Capítulo I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!