Resenha: as fontes da arte moderna

Páginas: 2 (277 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2012
As Fontes da Arte moderna, Giulio Carlo Argan








Arte Moderna, não significa arte contemporânea ou arte da nossa época. Há um período ao qual é colocado oproblema da avaliação da dimensão histórica do impressionismo, e em primeiro lugar a procura-se esclarecer-se o impressionismo orienta-se por uma tendência clássica ou romântica, ou seresolva a antítese destas duas posições, não como situações históricas determinadas e sim como eternas polaridades do espírito humano.
O impressionismo afirma que o valor dasensação como fato absoluto e autônomo; o artista realizava a sensação de como uma condição de plena autenticidade do ser atingir na renúncia a qualquer noção habitual ,um estadode liberdade total, que fornece o exemplo daquela que deve ser a figura ideal do homem moderno, livre de preconceitos e pronto para a experiência direta do real. Uma arte quedesenvolva nestas duas direções (sensação e fenômeno) é totalmente moderna porque implica a renúncia a qualquer princípio de autoridade, seja ele entendido como imagem reveladae eterna do criado ou como norma estética geral. A arte deste período, a arte moderna prescindia de toda e qualquer tradição nacional ou européia deste modo a questão da arte seapresenta em vários planos: participando diretamente da situação histórica, abarca necessariamente problemas de ordem não especificamente estética intelectuais, morais,sociais, religiosos e políticos. Mas dado que enquanto arte, é um modo completo e insubistituível de experiência, ela conserva e acentua sua própria autonomia.
Por esta razão, umadas características marcantes da arte moderna é a formação continua de grupos e tendências, cada um dos quais enuncia e desenvolve um programa e tende a impor sua própria estética.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fontes da arte moderna
  • Resenha de semana de arte moderna
  • Resenha arte moderna
  • As fontes da arte moderna
  • Resenha critica sobre semana de arte moderna
  • Resenha do texto “Ofício, arte e ornamento na arquitetura moderna”
  • Arte moderna
  • arte moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!