Resenha As Filhas Da Desgra A

759 palavras 4 páginas
Disciplina: Ciências Sociais

Professor: Luis Felipe Cavalcanti

Resenha crítica do texto: As filhas da desgraça.

PONDÉ, Luiz Felipe. As filhas da desgraça. Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/33422-as-filhas-da-desgraca.shtml>.
Acesso em: 10 fev. 2015.
O autor, Luiz Felipe Pondé, “é um ensaísta, tendo suas ideias e filosofia baseadas num certo pessimismo, na valorização das tradições religiosas ocidentais e no combate ao pensamento politicamente correto”.
O mesmo mostra em sua coluna jornalística, na folha de São Paulo, sua opinião de forma livre, expondo suas idéias, criticas e reflexões filosóficas sobre diversos temas.
Em as filhas da desgraça, ele também realiza um ensaio, tendo como norte, por exemplo, as idéias do jornalista e escritor Nelson Rodrigues, citando inclusive trechos que o mesmo já havia publicado, reiteramos: "Eu sou um excovarde", escreveu Nelson Rodrigues, no "Globo", no dia 18/10/1968. E continua: "... o medo começa nos lares, e dos lares passa... para as universidades, e destas para as Redações... Sim, os pais têm medo dos filhos; os mestres, dos alunos".
No ano em que Nelson Rodrigues cita isto, foi um ano que marcou grandes acontecimentos no Brasil, ano posterior, por exemplo, ao golpe militar, época que ficou conhecida pelo endurecimento do governo, virando a censura e a tortura uma ação legalizada, marcando o Brasil por um período autoritário.
Em 1968, inclusive, ano mais duro daquela época, pois foi caracterizado por punir os que fossem contra o regime militar, e onde se começou a energizar os protestos da população contra essa “linha dura”.
No texto As filhas da desgraça, o autor destaca a postura das pessoas diante ao grupo social e como esta “postura” é guiada pela tradição, cultura e cotidiano da vivencia humana, acreditamos que a linha de pensamento do autor, tenha saído justamente desta base, em que o regime militar empunhava certo autoritarismo nas atitudes da população.
Há aqueles que agem por ética e

Relacionados

  • GINZBURG Carlo
    85732 palavras | 343 páginas
  • Historia da madeira
    250246 palavras | 1001 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas
  • deslocamentos
    229353 palavras | 918 páginas